TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL JUSTIFICATIVO DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR SITUADA NO BAIRRO DE ALDEIA NA CIDADE DE SÃO LOURENÇO DA MATA - PE

Por:   •  28/4/2020  •  Abstract  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  1.471 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

MEMORIAL JUSTIFICATIVO DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR SITUADA NO BAIRRO DE ALDEIA NA CIDADE DE SÃO LOURENÇO DA MATA - PE

Recife

2013

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Memorial justificativo de projeto arquitetônico para uma residência unifamiliar situada em condomínio no bairro de Aldeia, na cidade de São Lourenço da Mata, orientado pelas professoras Danyelle Beltrão Maciel e Luciana Raposo, na disciplina Projeto de Arquitetura VII do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Humanas Esuda.

Recife

2013

MEMORIAL JUSTIFICATIVO DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR SITUADA NO BAIRRO DE ALDEIA NA CIDADE DE SÃO LOURENÇO DA MATA - PE

1. APRESENTAÇÃO

A escolha do  lugar para a moradia de uma família está ligada essencialmente aos anseios, valores e significados atribuídos à experiência da vida em comum pelo grupo parental.

As demandas da cidade grande, como é o caso do Recife, têm levado  muitas famílias a optarem por uma vida fora da metrópole, mais próximas à natureza e onde possam usufruir de  tranquilidade, segurança e maior qualidade de vida, com a escolha de residências fixas em condomínios fechados.

Nos condomínios, muitas experiências em comum podem ser postas em prática como as de atividades de lazer ao ar livre, os encontros nos clubes de festa e recreação, com o estreitamento dos vínculos de vizinhança e cooperação.

E as necessidades de estrutura e serviços verificadas na  formação inicial dos condomínios são supridas pela cidade grande vizinha, uma vez que Aldeia está a apenas 12 km da Capital.

É neste quadro, que a família em questão, optou por uma residência unifamiliar no bairro de Aldeia, no município de São Lourenço da Mata, para fixar a sua morada.

2. O OBJETO : A EDIFICAÇÃO E O LOTE

Projeto arquitetônico para a construção de uma residência unifamiliar, com área construída de aproximadamente 200 m², contando com  dois pavimentos,  em  terreno plano de formato retangular, com dimensões de 20m x 40m e área total de 800 m², localizado em condomínio fechado no bairro de Aldeia, no município de São Lourenço da Mata - PE.

O lote onde será construída a residência está situado em quadra retangular, com  08 terrenos de mesmo perfil, que compõe uma malha reticulada na qual foram distribuídos os imóveis do condomínio. O terreno encontra-se entre lotes confinantes, tendo como única  via de acesso a face Leste, voltada para o logradouro.

A residência destina-se a uma família composta por um casal, sendo ele fotógrafo e ela publicitária;  uma filha e um filho. A filha é casada e tem 1 filha com 5 anos. O filho é solteiro, tem 20 anos e geralmente trás a namorada para passar o final de semana em sua casa. A filha também frequenta os finais de semana na casa dos pais. Os mesmos também convidam os amigos com frequência para encontros de finais de semana, com churrasco.

O projeto da casa deve contemplar princípios de sustentabilidade como  a economia de recursos, a captação de águas pluviais para uso não potável,  o conforto ambiental (ventilação e insolação) e  uso de materiais sustentáveis.

3. PROGRAMA DE NECESSIDADES

O projeto da residência unifamiliar em estudo, de acordo com as suas funções de uso habitacional e conforme as necessidades específicas do cliente, demanda o seguinte programa de necessidades:

Área interna: Terraço / Salas / Lavabo / Cozinha / Despensa / Dependência completa de serviço / 4 suítes, sendo uma no térreo / Escritório/Estúdio

Área externa: Espaço churrasqueira completa / Piscina infantil e adulta / Playground / Estacionamento com 4 vagas

Edículas: lixo e gás

Reservatórios: 2 superiores e 1 inferior

4. IMPLANTAÇÃO

Obedecendo aos recuos legais obrigatórios (frontal: 7,0m e laterais e fundos: 3,0m), a edificação   foi implantada em forma retangular em posição centralizada no lote com um recuo maior na parte lateral Sul e frontal Leste, acompanhando o formato e o alinhamento do terreno. A piscina retangular seguiu o perfil longitudinal da edificação na face Sul, com a churrasqueira e o playground colocados em cada uma das suas extremidades, , enquanto as vagas de estacionamento foram posicionadas na face oposta, Norte. A taxa de ocupação é de 63,97% e de solo natural é de 36,03%,

5. POSICIONAMENTO DOS AMBIENTES

O projeto da edificação conta com dois pavimentos (térreo e superior), nos quais os ambientes estão distribuídos  do seguinte modo:

Pavimento térreo: terraço, sala de estar, sala de jantar, circulação vertical, suíte acessível, lavabo acessível, cozinha, despensa, área de serviços e dependência completa  de serviços.

Pavimento superior: 03 suítes; escritório e 02 pátios internos.

No pavimento térreo, a sala de jantar, com pé-direito duplo, está disposta como parte central da residência conectando a sala de estar (com a qual divide o mesmo espaço,  sem elementos construtivos divisórios),  a suíte acessível   e o terraço  à zona de serviços composta por cozinha, despensa, lavabo acessível, área de serviço e dependência completa de serviço. A sala de jantar faz ainda, com o pé-direito duplo e a escada, a conexão entre os dois pavimentos. O deck em madeira que contorna a piscina e reveste o terraço , as salas de estar e jantar até  espaço descoberto na extremidade oposta à área de lazer oferece um sentido de continuidade entre os  ambientes internos e externos da residência.

No pavimento superior, estão 02 suítes na parte frontal e 01 suíte e 01 escritório na outra extremidade, separados pelo vazio do pé-direito duplo da sala de jantar. Na porção lateral Sul temos ainda, nas extremidades e separados pelo vazio do pé-direito duplo do terraço dois pátio internos com  vista voltada para a piscina.

A zona íntima está posicionada de tal modo à salvo da insolação e com esquadrias orientadas para um bom aproveitamento da iluminação natural e dos ventos Nordeste e Sudeste.

A zona social foi disposta na parte central da casa, e envolta em peles de vidros translúcidos com portas corrediças de modo a possibilitar o prolongamento do uso entre os espaços de estar e jantar e o do terraço, como um único ambiente, ao mesmo tempo em que a privacidade fica preservada, inclusive com  a adoção de uma vegetação nos limites laterais do lote.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com