TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes projeto residência unifamiliar

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 6

UNESA – PETRÓPOLIS

ARQITETURA E URBANISMO

Ateliê de Projeto II – 2015.1

Projeto de Residência Unifamiliar.

Criar metodologia de desenvolvimento compositivo através da percepção do lugar e das necessidades de uma família com cinco componentes, criando uma base histórica e referencial no campo artístico e arquitetônico do desenvolvimento e aplicação de projetos para residência unifamiliar.

O aluno deverá usar seu repertório compositivo identificado na iconografia do curso para sua aplicação no projeto da residência, assim como no fomento de novas possibilidades de expressão compositiva e desenvolver o interesse pelo processo de concepção do projeto e da necessidade de representá-lo de maneira tecnicamente correta e livremente artística a fim de expressar através da representação gráfica, suas ideias, desenhos, inspirações e soluções técnicas, culturais, sociais e econômicas para o programa de uma residência.  

Projeto de residência unifamiliar:

– Aperfeiçoamento sintético do perfil da família que abrigará a casa projetada;

- Criação do programa arquitetônico mínimo para o perfil estabelecido;

- Adoção do conceito compositivo;

- A escala do ambiente interno e sua relação com o exterior;

1 - Desenvolvimentos e Pré-banca – data de apresentação a confirmar.

Desenhos livres a mão, e desenhos técnicos em A2 horizontal, em papel manteiga e grafite – todas as pranchas com carimbo de 3cm e margem – mínimo de 05 pranchas na apresentação.

Implantação e cobertura – escala 1/100 – indicação de Norte, confrontantes/ limites, indicação da via de acesso, caimento e tipo de cobertura, vias internas e paisagismo mínimo;

Plantas baixas – escala 1/50 – de todos os níveis existentes no projeto;

02 cortes – escala 1/50 – transversal e longitudinal;

04 fachadas – escala 1/50

Deverão ser preservados e apresentados todos os rascunhos do desenvolvimento do projeto na pré-branca

2 – Banca final - data de apresentação a confirmar.

Formato mínimo de apresentação A2 horizontal, em papel manteiga para desenhos livres a mão e desenhos técnicos a grafite, todas as pranchas com carimbo de 3cm e margem – mínimo de 08, máximo de 10 pranchas na apresentação.

Implantação e cobertura – escala 1/100 - indicação de Norte, confrontantes/ limites, indicação da via de acesso, caimento e tipo de cobertura, vias internas e paisagismo mínimo. Memorial descritivo sucinto, objetivo, com os pontos principais que o aluno considera de destaque para o seu projeto;

Plantas baixas – escala 1/50 - de todos os níveis existentes no projeto;

02 cortes – escala 1/50 – transversal e longitudinal;

04 fachadas – escala 1/50 – com representação de texturas e materiais utilizados;

Planta humanizada dos pavimentos – 1/100 com a indicação de todo mobiliário proposto para o cliente, em cores e com textura, sem cotas!

Maquete – escala 1/100

Perspectiva sem escala

3 - Perfil familiar a ser aperfeiçoado.

Projeto de residência para família constituída de um casal, ela 40 anos, executiva, ele 45 anos, profissional liberal, uma filha de 01 ano; um filho de 14 anos e a sogra, 65 anos, aposentada (PNE - prever programa de necessidades especiais).

Programa mínimo:

Vestíbulo/ hall (até 4m²) é a ligação entre o exterior e o interior, podendo ser a distribuição para os diversos setores da casa.

Sala de Estar e Sala de jantar (até 35m²), sendo para o convívio, lazer, leitura e alimentação em família preferencialmente ligada com vestíbulo e possível varanda coberta. Podendo ser um ambiente único ou subdividido. Terá excelente relação com o exterior (visibilidade), boa iluminação e ventilação, sendo preferencialmente voltada para o Lago.

Escritório (até 12 m²) deverá conter estrutura mínima para trabalho, estudo, leitura, preferencialmente ligado ao vestíbulo para receber pessoas a trabalho ou ainda um acesso independente, podendo eventualmente ser usado como quarto de hóspedes.

Lavabo (por volta de 3m²) podendo ter lavatório independente do banho. Preferencialmente ligado ao vestíbulo deve ter atenção especial à distribuição devido ao tamanho reduzido.

 

Circulações – dimensionar sempre pelo mínimo necessário/possível, para distribuição interna para os quartos, não deve ser obrigatoriamente um corredor, e deve ser capaz de receber pessoas PNE.

Quarto do casal (por volta de 20m²) suíte, com banheiro com chuveiro e banheira separado, preferencialmente com 02 lavatórios, e closet, procurar algum tipo de relação com o exterior pois é o quarto principal – podendo ser por varanda, preferencialmente privada.

Quarto da filha (por volta de 12 m²) procurar melhor orientação do sol e proximidade com o quarto do casal.

Quarto do filho (por volta de 12 m²) procurar melhor orientação do sol.

Banheiro dos filhos (por volta de 6 m²) preferencialmente com proximidade dos quartos, e exclusivo para eles, podendo ser de dupla ou tripla utilização; podendo ter lavatório independente do banho.

Quarto da sogra (até 20m²) ligação desimpedida com circulação e banheiro, preferencialmente sendo suíte, com banheiro prevendo PNE, lembrando que iluminação é fundamental em quarto de idosos, não deve ter ressaltos no trajeto e deve contar com acesso rápido ao exterior, sem obstáculos.

Copa / cozinha (por volta de 20m²), possibilidade e mesa para refeições rápidas, deverão ter ligações desimpedidas a sala de jantar/estar e área de serviço, boa ventilação e espaço para armazenamento de alimento e todos os eletrodomésticos mais usualmente encontrados em uma residência deste porte.

Área de serviço (até 8m), ligação de serviço interior exterior e lavanderia para organização dos serviços de roupas e materiais diversos que atendam a da casa, deverá ter espaço para guarda de material de limpeza, roupa suja e limpa e tábua de passar, preferencialmente ligada a garagem, deve ter parte coberta e parte descoberta, não podendo ter acréscimo de área total para isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com