TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova 7 ano

Por:   •  19/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

MAIARA DELA VEDOVA ZAPELINI

UMA EMPRESA E SUAINTER-RELAÇÕES

Tubarão, 2015[pic 3]

[pic 4]

UNIVERSIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

MAIARA DELA VEDOVA ZAPELINI        

UMA EMPRESA E SUAS INTER-RELAÇÕES

Trabalho apresentado à disciplina de Introdução a Economia, Modelo de Gestão, Gestão de Pessoas e Ética, Política e Sociedade do Curso Tecnológico em Processos Gerenciais da Universidade do Sul de Santa Catarina Unopar.

Tubarão, 2015

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------- 04

2 - MATERIAIS E REAGENTES -----------------------------------------------------------05

4 – MÉTODOS ----------------------------------------------------------------------------------06

5 - RESULTADOS e DISCUSSÃO --------------------------------------------------------07

6 - CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------10

REFERÊNCIAS ------------------------- -------------------------------------------------------11

1 INTRODUÇÃO

             A análise gravimétrica é um método analítico quantitativo cujo processo envolve a separação e pesagem de um elemento ou um composto do elemento na forma mais pura possível. O elemento ou composto é separado de uma quantidade conhecida da amostra ou substância analisada. A gravimetria engloba uma variedade de técnicas, onde a maioria envolve a transformação do elemento ou radical a ser determinado num composto puro e estável e de estequiometria definida, cuja massa é utilizada para determinar a quantidade do analito original.O peso do elemento ou radical pode ser calculado a partir da fórmula química do composto e das massas atômicas dos elemento que constituem o composto pesado.

              O níquel forma um complexo vermelho com a dimetilglioxima (DMG) o qual é apropriado para análise gravimétrica. A precipitação ocorre num intervalo de pH 5 e 9. O níquel desloca o próton de um grupo oxima (NOH) em cada molécula de DMG, mas é complexado através dos pares de elétrons dos quatro átomos de nitrogênio e não com os elétrons do oxigênio.

               A adição do reagente é feita em pH 2-3, onde nenhuma precipitação ocorre, e a seguir aumenta-se gradativamente o pH para se obter uma precipitação lenta e homogênea a qual se consegue pela adição de NH3 lentamente a quente.

               Os íons Fe(III), Al(III) e Cr(III), se estiverem presentes interferem no método porque seus hidróxidos precipitam neste meio, mas esta interferência é evitada adicionando-se citrato ou tartarato que formam complexos solúveis com os referidos íons. A interferência do manganês é evitada adicionando-se cloreto de hidroxilamina que mantém o manganês no estado divalente. Devem ainda estar ausentes os íons Pd(II), Fe(II), Au(III), bem como os elementos dos grupos H2S.

2 MATERIAIS E REAGENTES

Tabela I - Materias utilizados

Materias

Capacidade  (mL)

Béquer

400

Béquer

250

Béquer

100

Termômetro

------

Estufa

------

Papel filtro

------

Bastão de vidro com ponteira de borracha

------

Bureta de vidro

50

Agitador Magnético

------

Dessecador

------

Fonte: Maiara zapelini, Tuane Emerick.

Tabela II - Reagentes utilizados

Reagentes

NH4OH 6M ou (1:1) HCL Concentrado

NiSO4.7H2O

Dimetilglioxima 1% p/v em etanol

Fonte: Maiara zapelini, Tuane Emerick.


4 MÉTODOS

4.1 Dissoluçao da amostra: Pesou-se 0,3122 g num pesa filtro a amostra de sal de níquel fornecida pelo professor. Foi transferido para um béquer de 400 mL, e dissolvido em cerca de 200 mL de água ajustando seu pH com 3 gotas de HCl concentrado.

4.2 Precipitação: Foi aquecida a solução moderadamente entre 80-85°C e adicionou-se 1,80 mL de solução de DMG. Cobriu-se com o vidro relógio e aquecendo novamente a 80-85°C, adicionando sob agitação, com o auxilio de uma bureta, solução de NH4OH 6M até a precipitação total do níquel (pH>7). Cobriu-se com o vidro relógio e deixou-se a solução esfriar a temperatura ambiente, em repouso durante 2-3 horas.

4.3 Filtragem e lavagem do precipitado: Filtrou-se o precipitado através do papel filtro, previamente aferido. Lavou-se o béquer e o precipitado no filtro com pequenas porções de água destilada, até que a água de lavagem não desse reação positiva para cloreto. Colocou-se uma pequena porção do sobrenadante num tubo de ensaio, acidificado com HNO3 e adicionando gotas de AgNo3. Não houve presença de cloreto.

4.4 Secagem e pesagem do precipitado: Colocou-se o papel de filtro num béquer de 100 mL e cobriu-se com vidro relógio. Deixando secar numa estufa por 1-2 horas entre 110-130°C e esfriar por 30 minutos num dissecador e logo em seguida pesado com massa de 1,3515. Reaquecido por períodos de 1 hora obtendo-se a pesagem de 0,3349g.

 

5  RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.1 Determinar a % do níquel presente na amostra de sal

% Ni =

Massa do precipitado obtido(g) x F x 100

(0,3349 x 0,2033)           x 100

=  21,80%

Massa da amostra (g)

       (0,3122)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com