TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Provas Deurbanismo

Por:   •  8/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 01 - No desenho urbano, além da circulação viária, do “mobiliário urbano” e da presença de atividades de apoio, o arquiteto/ urbanista deve preocupar-se ainda com os espaços livres. Esses espaços desempenham várias funções. Qual delas é a incorreta:

A) Social e lazer.

B) Administrativa.

C) Ecológica.

D) Política e cultural.

E) Higiênica.

QUESTÃO 02 - Segundo Cambiaghi (2007), os princípios do desenho universal, desenvolvidos pela Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, podem ser aplicados para avaliar projetos existentes e orientar os novos, capacitando arquitetos e outros profissionais. A ilustração a seguir mostra o acesso a um supermercado, com usuários e uma porta com sensor de presença. Nesse caso, alguns princípios do desenho universal podem ser identificados,

[pic 1]

  1. Inclusão de alternativas para tolerar erros durante o uso.
  2. Igualdade das possibilidades de uso.
  3. Necessidade de um organograma específico.
  4. Dimensionamento de espaços para acesso e uso de todos usuários.
  5. N.D.A

QUESTÃO 03– Sobre as escalas gráficas para projetos de urbanismo é correto afirmar:

A) A planta cadastral de áreas urbanizadas deve ser elaborada na escala 1:3000 ou 1:2500

B) As plantas de Equipamentos públicos urbanos é representado na escala de 1:5000 ou 1:2000, com curvas de nível a cada 10 metros, mostrando: rede de água, de esgoto, iluminação pública etc.

C) A planta do Município deve ser representada na escala 1:25000, com curvas de nível de 5 em 5 metros, mostrando as estradas municipais, áreas urbanizadas etc.

D)  A planta de evolução urbana é representada na escala 1:1000 ou 1:5000, curvas de nivel de 5 em 5 metros, mostrando a área que cresceu com o tempo, escolhendo-se datas significativas da economia local e ou regional.

E) N.D.A

QUESTÃO 04 -  A legislação urbanística dos municípios brasileiros apresenta diferentes conceitos e nomenclaturas para classificar e hierarquizar a malha viária. Contudo, o Código Brasileiro de Trânsito, Lei 9.503, de 23/09/1997, estabelece que as vias urbanas podem ser classificadas, obedecendo à seguinte hierarquia

A) Via de trânsito rápido, via arterial, via coletora e via local

B) Via coletora, via local, via de trânsito rápido e via arterial

C) Via local, via arterial, via coletora e via de trânsito rápido

D) Via arterial, via coletora, via de trânsito rápido e via local

E) Via de trânsito rápido, via local, via coletora e via arterial

QUESTÃO 05 - O conceito de Desenho Universal foi criado nos EUA em 1963, inicialmente denominado “Desenho livre de barreiras”; passou a considerar a diversidade humana, de forma a respeitar as diferenças existentes entre as pessoas e garantir a acessibilidade a todos os componentes do ambiente. Os projetos que se utilizam desse conceito devem seguir 7 princípios orientadores. Assinale a alternativa que descreve de forma correta o princípio dado.

A) Equiparação nas possibilidades de uso → permite a utilização do espaço, de forma idêntica, por pessoas com diferentes capacidades ou ainda por qualquer grupo de utilizadores.

B) Flexibilidade no uso → atende a pessoas com diferentes habilidades, no entanto com semelhantes preferências, sendo adaptável a uma variedade de usos.

C) Uso simples e intuitivo → permite que o espaço seja facilmente compreendido por qualquer usuário, independentemente de sua experiência, conhecimento, habilidade de linguagem ou nível de concentração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (128.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com