TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quarteirão de sucesso da cidade - Resumo p 30 à 38

Por:   •  11/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Quarteirão de sucesso da cidade: Art Deco p30-38. autora: Marília Borges

Aluna: Thamirys

Introdução: O Art Déco foi visto como a exteriorização do espírito moderno no pós guerra 1918. Houve interesse do governo na produção fabril devido suas perdas na guerra, seja bélica ou no que diz respeito à construção, e a facilidade da produção em massa.

Paris foi a cidade a receber a exposição de artes decorativas industriais modernas, emblemática para o Art Deco. Contemporânea ao cubismo futurismo, expressionismo o art deco dialoga não apenas com a estética da máquina mas também com os neons, as redescoberta dos clássicos (vertentes africana, egípcia asiática). Esse diálogo e sua facilidade de produção fizeram o Art Déco ser aceito com facilidade.

Características:

Respeito ao tecido urbano e não rompimento das morfologia das quadras, usando embasamento e proporções de cheios e vazios, uma das principais linguagens da verticalização de cidades/ arranha céus.

Os cheios predominam sobre vazios.

Notável tratamento de fachadas e espaço interno, terraços balcões marquises,pórticos, bay windows, planos sobrepostos valorização dos acessos

Quanto ao estilo o que impera é a racionalidade economia e funcionalidade. Sua ornamentação típica são as esculturas relevos com motivos antropológicos , fitomorfos ou maquinismo força e movimento. O maquinismo foi símbolo de progresso, as peças/obras de ornamentação pretendiam passar a sensação de dinamismo velocidade, através de imagens de trens, aviões e transatlânticos, por exemplo.

Das cores fazia-se a combinação de materiais tradicionais e modernos

Tipografia: Já forte antes, no art nouveau, a tipografia teve papel importante no Art Déco, como na determinação de nomes de estabelecimento, indicações de funções dos edifícios

.

Artes e Ofícios na Arquitetura: interesse pelo detalhe,desenho e coerência estética, requinte em portas, portões, grades,varandas, através da carpintaria e serralheria.

Iluminação e luz natural: Recurso usado na apresentação noturna das edificações e no enriquecimento dos espaços internos. Uso de claraboias, vitrais coloridos neons e transparência do vidro, pátios internos.

Espacialidade interna: Uso de concreto armado como técnica construtiva, uso de planta livre, ambientes integrados, ricos e confortáveis, trabalhados na continuidade do interior e exterior

Continuidade de algumas soluções acadêmicas: O estilo era moderno mas sem romper com as práticas tradicionais. Método de composição regido pela simetria, hierarquização e axialidade das plantas, forte viés decorativo, inserção urbana, tratamento espacial tradicionais.

Repercussão :

Grande centro difusor foi a França, a exposição possibilitou à moda a alcançar a sociedade. Na vertente americana, com enfoque as ideias de progresso e avanços tecnológicos.

Na América latina a influência das novidades chegou através do cinema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com