TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Carreira E Sucesso Profissional

Monografias: Resumo De Carreira E Sucesso Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  1.838 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Planejamento de carreira e sucesso profissional

RESUMO

A partir da década de 80 a Gestão por Competência ganhou amplitude e destaque nas organizações, passando a ser considerado um tema em desenvolvimento nos anos de 1990 com a publicação do artigo A Competência Essencial da Corporação de Prahalad e Hamel (1998). Esse modelo propõe a reunião de conhecimentos, habilidades e atitudes, objetivando inovar e tornar as empresas mais competitivas e dependendo da forma como são utilizados podem tornar as organizações mais avançadas.

Levy-Leboyer define competências como “repertórios de comportamentos que algumas pessoas dominam melhor que outras, o que as faz eficaz em uma determinada situação” (citado por Gramigna, 2007, p.230). Também podemos pensar que competências são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de um profissional, sendo reconhecidos dois tipos de competências: as individuais e as organizacionais. As individuais estão relacionadas com a capacidade de o indivíduo tomar iniciativas, decisões, assumir responsabilidades diante das diversas situações, podendo se tornar uma característica quando se consegue agregar algo significativo ao trabalho.

É importante frisar que a competência pode ser aprimorada através de treinamento e desenvolvimento, uma vez que está atrelada ao domínio do ser. Já a definição de competências organizacionais é mais complexa, pois envolve três aspectos fundamentais que estão relacionados com a identificação de um conjunto único de habilidades; identificação entre os potenciais concorrentes que é o valor agregado pela empresa aos seus clientes e a identificação de novas oportunidades de negócio, propondo novos nichos de mercado para a empresa. Alguns estudos demonstram que as pessoas se forem estimuladas e tiverem acesso adequado aos recursos disponíveis têm condições de aprimorar e conquistar novas e diferenciadas competências.

Para implantação do modelo de gestão por competências é necessária a realização de um programa de sensibilização e conscientização direcionado aos escalões superiores da organização diminuindo as possíveis resistências para que possam enfrentar com menos dificuldades as mudanças, além de diminuir a distância na relação entre a organização e o colaborador, otimizando a busca contínua pela excelência.

O gestor dentro de uma estrutura organizacional deve ser um facilitador de gestão, uma vez que todos os envolvidos se sentem valorizados quando propõem soluções e suas sugestões, opiniões e críticas são aplicadas na prática.

Um dos principais objetivos da implantação de um modelo de gestão por competências é prover a organização de talentos que apresentem competências diferenciadas, visando obter melhores resultados, indo ao encontro das reais necessidades do mercado, além de concentrar todo o trabalho de desenvolvimento de competências nas equipes e nos gestores.

É importante destacar que qualquer programa de reestruturação de uma empresa é imprescindível o comprometimento do alto escalão, pois proporcionará maior segurança e credibilidade a todos os envolvidos aumentando as chances de sucesso.

As lideranças devem ser treinadas para acompanhar a evolução das suas equipes identificando os pontos de excelência e os pontos de insuficiência.

O gestor principal deve acompanhar todos os processos, bem como, estar ciente de como o modelo de gestão por competências pode contribuir para o atendimento dos objetivos e das metas da empresa, caso contrário pode comprometer todo o processo de gestão. Outro objetivo importante desse modelo é antecipar tendências de mercado, levando a atuação da empresa alinhada às estratégias da organização.

Atualmente os gestores desempenham um novo papel que é de treinar e formar uma excelente equipe, visando alcançar bons resultados, oferecendo melhor qualidade nos produtos e serviços. Uma estratégia motivadora para a equipe é comunicar o propósito e a intenção do modelo de gestão por competências, também devem estar incluídas as estratégias da gestão do negócio e o formato de gestão, que podem ser entendidas como ações que precisam ser alcançadas, sendo mais fácil estabelecer quem está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com