TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Reflexivas sobre Geometria Gráfica

Por:   •  7/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES PROPOSTAS

1. Título do artigo.

O artigo científico em questão foi intitulado de “A evolução da escala gráfica no processo de projeto”. Destacamos que esse trabalho acadêmico foi publicado nos Anais do “XIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design” no ano de 2017.

2. Qual a instituição e área de atuação do(s) autor(es)?

Os dois autores do artigo científico em questão são da Universidade Estadual de Campinas. Ambos atuam no campo da Arquitetura e Urbanismo, sendo Daniel de Carvalho Moreira doutor em Engenharia Civil e professor da Unicamp. Por sua vez, Carlos Eduardo Costa e Silva Fontenelle é mestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela mesma instituição.

3. Qual a justificativa deste trabalho? Essa justificativa é pertinente ao tema? Explique:

Segundo Fontenelle e Moreira (2017), esse artigo se justifica pela importância de se compreender a evolução da escala gráfica na representação arquitetônica, haja vista que a desenvolvimento das técnicas de representação gráfica e das tecnologias construtivas impactam diretamente na produção da arquitetura ao longo da história. Tal justificativa é pertinente ao tema pois, ao longo do trabalho, os autores buscaram demonstrar o desenvolvimento do uso da escala à medida que as respostas projetivas também evoluíam.

4. Qual o objetivo do trabalho? Este objetivo foi atingido ao final do trabalho? Justifique:

Tendo posto o que foi dito acima, o presente trabalho científico se propôs a entender como a utilização da escala insere-se no processo de projeto arquitetônico ao longo da história. Para isso, foi utilizado levantamentos de estudo bibliográfico e documental sobre a representação gráfica a fim de abordar, em tempos históricos, o desenvolvimento da representação gráfica bem como o uso de escala para tal fim. Consideramos que o objetivo dessa pesquisa foi alcançado uma vez que os autores conseguiram abordar aspectos da história arquitetônica como o uso da escala inferiu sobre o modo de projetar e vice-versa. No entanto, destacamos que, talvez pelo limite de páginas do artigo, o discorrer do artigo foi um tanto superficial.

5. É uma revisão bibliográfica ou é uma pesquisa aplicada?

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Fontenelle e Moreira (2017) lançam mão de documentos históricos, de arcabouço teórico e referências conceituais para desenvolver uma linha histórica sobre a evolução da representação gráfica e do uso da escala.

6. Quais os métodos utilizados pela pesquisa?

No artigo em questão, os autores apresentaram brevemente que fizeram uso de estudo bibliográfico e documental sobre a representação gráfica sem detalhar o processo de análise desses arcabouços.

7. Existem estudos de caso? Quais?

Para finalidade desta pesquisa, não houveram estudos de caso, mas sim levantamento documental e bibliográfico para traçar os aspectos que se objetivou nesse artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com