TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE REFLEXIVA

Exames: SÍNTESE REFLEXIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 6

SÍNTESE REFLEXIVA

As tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que narra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes. A menina admira as tranças de todas as mulheres de sua aldeia e questiona as pessoas e animais quando ela cresceria para poder usar tranças. Então, sua avó conta a ela uma história explicando o porquê as crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada. Então, sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes e enfeita-os com laços de fitas coloridos. A menina então se realiza, pois se sente orgulhosa e bela por ter birotes coloridos como os pássaros.

A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais valorizada.

Essa história é uma grande lição para nós professores, que devemos nos inspirar nessa história, para ensinar e explicar o porquê daquele

conteúdo, o porquê pode fazer certas coisas e porquê não pode faze-las. Desta forma, estamos ensinando com significado fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa.

A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa deve-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem que fará com que a criança associe e retenha os conteúdos com maior facilidade.

Portanto, as crianças percebem que há um elo entre conceitos mais abstratos e a realidade do seu mundo familiar, constituindo assim um elo significativo de aprendizagem através das diversas formas de inteligências identificadas por Howard Gardner.

É importante ressaltar que Howard Gardner foi um psicólogo da Universidade de Harward que criou a Teoria das Inteligências Múltiplas, para ele todos os indivíduos normais são capazes de utilizar no mínimo sete inteligências diferentes; segundo Gardner a inteligência é a habilidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos e um ou mais ambientes culturais. Segue abaixo as inteligências identificadas por Gardner:

A inteligência lógico-matemática é descrita como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. A criança

que tem uma aptidão especial nesta inteligência apresenta facilidade para fazer cálculos e contar, resolver problemas e criar notações práticas de seu raciocínio.

A inteligência espacial é a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa, manipular formas ou objetos mentalmente. As crianças que apresentam um potencial nessa inteligência têm facilidade para montar quebra-cabeças e demais jogos espaciais e também tem atenção a detalhes visuais.

A inteligência cinestésica se refere à habilidade de resolver problemas, de usar a coordenação motora grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas. A criança dotada dessa inteligencia se move com graça e expressão, demonstra grande habilidade atlética ou coordenação motora fina apurada.

A inteligência linguística é a habilidade para usar a linguagem para convecer, agradar, estimular ou transmitir ideias. Crianças que têm esta inteligência mais aguçada conta histórias originais ou relata com exatidão experiências vividas.

A inteligência musical se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música. A criança com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, frequentemente, canta para si mesma.

A

inteligência interpessoal é a habilidade para entender e responder a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas adequadamente. Crianças que possuem essa inteligência têm facilidade em liderar outras crianças ao mesmo tempo em que são sensíveis às necessidades e sentimentos dos outros.

A inteligência intrapessoal é o correlativo interno da inteligência pessoal, é a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e ideias, para discriminá-los ou usa-los na solução de problemas.

Por isso, é de extrema importância que o professor integre as diversas atividades estimulando as diversas inteligências para que a criança aprenda e retenha o conhecimento com facilidade e significação.

No conto, Bintou utilizou sua capacidade de resolver problemas questionando as pessoas, bichos e natureza sobre quando ela teria tranças, sua avó utilizou a inteligência cinestésica de Bintou quando passou um óleo perfumado em seus cabelos proporcionando uma sensação de prazer e bem estar; a inteligência espacial ao fazer os birotes e colori-los com fitas que fez com Bintou se sentisse orgulhosa; a inteligência lógico-matemática ao fazer associações das cores de suas fitas com as cores do pássaro, ao quantificar os birotes, ao comparar o tamanho das tranças das mulheres de sua aldeia.

Como podemos perceber Bintou somente se sentiu feliz quando ao experimentar, escutar e vivenciar diversas inteligências constituiu

o próprio conceito e valorizou-se de ser uma criança feliz em usar birotes. Assim, também nós professores devemos ao ensinar um conceito fazendo com que as crianças busquem soluções, vivencie diversas experiências e inteligências para que construam uma aprendizagem significativa e duradoura.

Todas essas diversas habilidades e inteligências devem ser trabalhadas em todas as áreas do conhecimento: linguagem, matemática, artes, natureza e sociedade, de maneira agradável para que aumente a compreensão de conceitos e fortaleça a retenção de informações.

2. ATIVIDADES

O conto “As tranças de Bintou” é um excelente material didático para trabalhar as diversas inteligências e conteúdos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com