TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO 2: determinação de distância entre pontos não intervisíveis pelo método direto

Por:   •  26/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CLAUDIANE SANTANA DE SOUSA

RELATÓRIO 2: determinação de distância entre pontos não intervisíveis pelo método direto

PALMAS-TO

2019

[pic 2]

CLAUDIANE SANTANA DE SOUSA

RELATÓRIO 2: determinação de distância entre pontos não intervisíveis pelo método direto

Relatório referente à aula de apresentação dos acessórios e equipamentos topográficos, ocorrido no dia 17 de Agosto de 2019, no Laboratório de Solos, como requisito parcial para obtenção da nota na disciplina de Topografia 1 dos cursos de Engenharia/Arquitetura pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP ULBRA).

Orientador: Prof. M. e Joaquim Carvalho.

PALMAS-TO

2019

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVO        5

3. MATERIAIS E METODOLOGIA        6

3.1 ACESSÓRIOS E SUAS FUNÇÕES        6

3.2 EQUIPAMENTOS TOPOGRÁFICOS E SUAS FUNÇÕES        7

4. CONCLUSÃO        9

5. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO        10

6.ANEXOS        11


1.INTRODUÇÃO

Em visita ao laboratório de Solos do CEULP/ULBRA, no dia 17 de Agosto de 2019-Sábado, foi abordado pelo Professor Joaquim Carvalho, a apresentação e descrição dos acessórios e equipamentos utilizados na topografia.

É imprescindível que os profissionais das áreas de engenharia/arquitetura tenham conhecimento dos acessórios e equipamentos topográficos específicos para realizar suas medições. Quanto maior for o conhecimento do profissional e também quanto mais moderno for a aparelhagem, maior será a precisão dessas medidas. Na década de 80 e início de 90, os levantamentos topográficos eram feitos com equipamentos manuais, a primeira grande inovação ocorreu em 1943, com o surgimento do primeiro medidor eletrônico de distância (MED), também denominado de distanciômetro eletrônico. 

Atualmente, os cálculos e desenhos são feitos com equipamentos digitais e eletrônicos, assim exigindo que os profissionais adquiram certo conhecimento nas áreas de eletrônica e informática, para que possam manipular corretamente os instrumentos topográficos evitando assim erros grosseiros os quais não são passíveis de correção.


2. OBJETIVO

A aula ministrada teve como objetivo conhecer e manter um contato com os acessórios e equipamentos topográficos, bem como conhecer suas finalidades e como devem ser manuseados, e os cuidados básicos a serem tomados em suas utilizações para que assim possa ser desenvolvido um levantamento topográfico correto.


3. MATERIAIS E METODOLOGIA

Primeiramente o professor diferenciou o que é um equipamento e um acessório.

Equipamento: Utilizado para medir, realizar medições lineares.

Acessório: não faz medição apenas serve como auxilio para realizar o levantamento topográfico.

3.1 acessórios e suas funções

  • Marreta: Usada para cravar o piquete e à estaca-testemunha no solo.
  • Piquete: Acessório que tem a função de materializar um ponto topográfico sendo cravado no solo, sendo que apenas 3cm permanecerá na superfície, o piquete é de madeira com seção transversal quadrada e comprimento de 15cm.
  • Estaca-testemunha: Tem a função de materializar (sinalizar) o piquete, deve ser fixada de 20 a 50cm distante do piquete, na estaca deve ser escrita-marcando o número do piquete; seu comprimento varia de 15 a 40cm.
  • Baliza: Tem a função de elevar a uma altura visível o piquete, assim como mensurar a distância entre pontos quando a necessidade de se executar vários lances com o diastimetro (trena), deve ser mantida deve ser mantida sobre o piquete, na posição vertical; é feita de ferro arredondado, pintado com cores contrastantes como na cor vermelha e branco, para que sejam facilmente visualizadas. A baliza também é utilizada para apoiar o nível de cantoneira.
  • Tripé: Utilizado para a sustentação de instrumentos como teodolito, deve ser fixado a altura do peito do profissional que irá executar o levantamento topográfico; o parafuso central do tripé deve ser mantido no centro do piquete.
  • Fio de Prumo: Utilizado para materializar a vertical do ponto; é fixado (encaixado) no parafuso do tripé ou no prisma, e deve ficar o mais próximo do centro do piquete de maneira que não toque no piquete.
  • Haste: Acopla o suporte para o prisma, é semelhante a baliza porem com funções diferentes; podem ser de alumínio ou de fibra de carbono.
  • Prisma: Acessório com espelho circular, de faces cubicas, é utilizado acoplado a Haste, tem a função de refletir os sinais emitidos pelo aparelho precisamente na mesma direção em que foi recebido.
  • Nível de Cantoneira: Aparelho em formato de cantoneira dotado de bolha circular, o mesmo deve ser apoiado (encaixado) na baliza ou na mira na posição vertical sobre o piquete ou sobre o alinhamento a medir.

3.2 EQUIPAMENTOS TOPOGRÁFICOS e suas funções

  • Diastimetro: O diastimetro ou trena como popularmente é conhecido, é utilizado para medir a distância entre pontos, é graduado em m, cm e mm; ao abrir (esticar) o diastimetro observa se que forma a Catenária-curvatura formada ao abrir o aparelho, esta deve ser reduzida ao máximo, mas de maneira que não venha danificar o equipamento.
  • Mira ou Régua Graduada: Graduada em m, dm, cm e mm, pode ser encontrada em alumínio PVC ou madeira, Classificada como Equipamento e também como acessório, é usada para medir distâncias verticais e horizontais entre pontos, neste caso classifica-se como Equipamento; se posicionada sobre o piquete de maneira perpendicular ao terreno e fixado (encaixado) o nível de cantoneira, neste caso será classificada como acessório.
  • Bussola Topográfica: Utilizada para determinar o Norte Magnético, Rumos e Azimutes dos alinhamentos, também mede ângulos horizontais, consiste essencialmente de uma agulha magnetizada, livremente suportada no centro circular horizontal graduada, conhecido como limbo, a bussola topográfica contém dois níveis de bolha- um circular e o outro tubular, o equipamento deve ser apoiado na base do tripé; o uso da Bussola Topográfica é indispensável no levantamento topográfico.
  • Nível Topográfico ou Nível Óptico: Tem a função de determinar os desníveis entre pontos que estão em alturas distintas, ou para determinar as distancias horizontais ou verticais entre pontos, neste usar com o auxílio da baliza.
  • Teodolito Digital: Utilizado para fazer a leitura de ângulos verticais e horizontais, o teodolito tem dois níveis de bolha-um circular e outro tubular; o teodolito deve ser apoiado sobre o tripé.

4. CONCLUSÃO

A aula foi de suma importância uma vez que foi partilhado conhecimento teórico e técnico a respeito dos equipamentos e acessórios utilizados para se fazer um levantamento topográfico, conhecimento este partilhado pelo professor Joaquim Carvalho para com os acadêmicos das áreas de engenharia/arquitetura; gerando assim um contato inicial com tais equipamentos e acessórios uma vez que se faz necessário este conhecimento na área das engenharias e construção civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (115.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com