TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE SEMINÁRIO SOBRE A RESIDÊNCIA OLIVO GOMES

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE SEMINÁRIO SOBRE A RESIDÊNCIA OLIVO GOMES

Realizado por Gustavo Castro, Lucas Luedy, Marcus Vinicius e Larissa *, esse relatório vem trazer um breve resumo sobre a Residência Olivo Gomes, tratando em específico das suas estratégias de conforto térmico.

A residência está localizada na Avenida Olivo Gomes, S/Nº, Santana, São José dos Campos – SP, dentro do agora chamado Parque da Cidade, onde temos uma vasta área de mata nativa. Sua área é de 1656 m² e foi construída entre 1949-1951, antes era moradia da família Olivo Gomes, hoje é patrimônio público da cidade e aberta em horários específicos para visitação.

A cidade onde encontra- se o projeto, localizada- se no estado de São Paulo, pertencente a Zona Bioclimática 3, onde encontramos o clima temperado que possui verões com tempo moderado e invernos frios. A cidade em especifico possui temperatura que varia ao longo do ano de 12 °C a 30 °C e raramente é inferior a 8 °C ou superior a 34 °C.

Construída no pico da mata, para visão de toda região a partir da residência, possui dois pavimentos, onde a parte intima está no 2º pavimento e no 1º sob pilotis, temos um pátio de jogos.

Foi colocado no projeto telhado com grandes projeções que sombreiam as áreas mais expostas ao sol (poente) durantes o dia na residência, dormitórios que possuem janelas que ocupam todo o espaço de sua parede lateral, sendo basculantes verticais com isolamento lumínico, podem ser totalmente abertas e transformando os dormitórios em grandes terraços para apreciação da vista de baixo, já os banheiros estão localizados ao centro da residência onde são iluminados e ventilados por claraboias fixadas acima do teto.

É predominante a presença da mata local cercando toda a edificação e permitindo que essa tenha com facilidade a presença de agentes naturais de conforto térmico (sombra, vento, umidade e iluminação solar).

Rino Levi sempre se preocupou com as questões de ventilação e iluminação ao realizar seus projetos, então utilizou dos agentes naturais juntamente com os agentes passivos adicionados ao projeto, para trazer ao ambiente o conforto térmico necessário.

O projeto foi bem trabalhado levando em conta as especificidades climáticas do local e os agentes passivos que devem ser inseridos nos projetos para que esses estejam de acordo com a norma NBR 15220-3 e tragam conforto para seus residentes.

 

FACULDADE DELTA

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA – UNIME

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

GUSTAVO CASTRO

LUCAS LUEDY

MARCUS VINÍCIUS SOUZA

LARISSA

JOAQUIM NUNES

RELATÓRIO DE SEMINÁRIO SOBRE A RESIDÊNCIA OLIVO GOMES

MARÇO/2019

SALVADOR - BAHIA

FACULDADE DELTA

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA – UNIME

Salvador, 11 de abril de 2019.

Curso: Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: Conforto Térmico

Docente: Joaquim Nunes

Discentes: Gustavo Castro

       Lucas Luedy

       Marcus Vinícius Souza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com