TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Com o avanço da tecnologia e inovações da engenharia e arquitetura, foi possível a construção de pontes mais altas e largas, proporcionando melhorias em todos os espaços assim com o uso de treliças que têm por finalidade a criação de maiores vãos, que seria impossível através de outros meios de construção sem o uso da mesma, são usadas na forma triangular construídas com elementos retos cujas extremidades são ligadas por nós ou seções.

1. Definições

        1.1Historia

Situada na costa do Oceano Atlântico, na cidade de Aveiro, a ponte suspensa une duas áreas da Universidade, projetada pelo arquiteto João Luís Carrilho da Graça, entre 1997-2002. Tendo como principio uma passagem coberta por um plano horizontal de tela que criava um efeito visual, abandonado em seguida para a construção de um novo projeto com características particulares.

Foi projetada para travessia de peões e bicicletas, devido á área ser pantanosa, possui características delicadas, minimizando o maior impacto visual possível, sendo assim necessária a optimização matemática da geometria das treliças, usando o percurso mais curto á encosta, o uso do metal que possui caráter mais leve marcou todo seu percurso, e proporcionou comunicação da ponte com a paisagem á volta devida sua transparência e jogo de sombras envolvidas na construção da ponte.

1.2 Característica técnicas

A ponte em ferro possui comprimento total é de 330m, possuindo 10 vãos, á maior parte com 36m, criando braços contínuos, sua construção é feita por vigas duplas em treliça tipo Warren, que são usadas em pequenos vãos entre 50 e 100 metros, que não necessitam do uso de elementos verticais que dão maior resistência à estrutura, e os apoios intermediários são pórticos metálicos esbeltos, o tabuleiro da ponte continuo e horizontal possui largura de 4m, sendo uma laje em betão (é um material ideal para obter um chão plano e resistente) suportada por treliças metálicas com 4m de altura.

2. Estudo Estrutural

         A treliça pode ser feita com qualquer material que ofereça alguma resistência mecânica, como o aço, o alumínio, a madeira, e o plástico rígido. São constituídas por unidades triangulares ligadas nas articulações sustentando pesos por meio de trações, assim como as treliças que possuem esforções de compressão. Sendo assim, os esforços exercidos pela ponte sobre o esteiro se dá através das treliças e do tabuleiro.

As treliças superiores acima da ponte equilibram como um todo a construção, nas treliças laterais da ponte à esforços de tração e compressão, pois eles seguram o tabuleiro da ponte de forma que transmita força de uma extremidade a outra, sendo forças iguais e contrarias que se equilibram, no tabuleiro suspenso pelas treliças à esforços de flexão e cisalhamento, que são transmitidos paras as treliças laterais, as treliças que suportam o peso da ponte sofrem esforços de compressão, pois o peso da ponte ás comprime sentido chão.

3. Materiais

                Palito de picolé

                Palito de churrasco

                Isopor

                Cola quente, branca e de isopor

                Espuma de silicone

                Spray preto

                Tinta de tecido marrom e verde.

Conclusão

O uso das treliças é uma solução estrutural simples, composta de várias pequenas vigas, que juntas podem suportar uma grande quantidade de peso e vencer grandes vãos. São ideais para lugares de difícil acesso onde alguns materiais não poderiam ser transportados, a treliça sendo um esqueleto estrutural, possibilita a passagem de uma estrada tanto por cima como por dentro, permitindo espaços livres em baixo da ponte, o que não seria possível em outros tipos de pontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (529 Kb)   docx (446 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com