TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA NO CONDOMÍNIO

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL

GABRIEL GUIDA

HERON GONÇALVES

KASSIO CARLOS

SANDRO COELHO

TERESINHA BRAGA

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA NO CONDOMINIO CIDADE JARDIM

TERESINA

2018

INTRODUÇÃO

Esse relatório foi realizado sobre a visita técnica do condomínio residencial Cidade Jardins, localizado na cidade de Timon, com o intuito de aferir o que se foi visto em obra e de aprender mais sobre alvenaria estrutural, com ao final desse relatório os alunos deve se apresentar todos os conhecimentos passados durante a visita técnica tendo como objetivo final de gerar a terceira nota da disciplina optativa de alvenaria estrutural.

DESENVOLVIMENTO

O trabalho é sobre a visita técnica em construção de alvenaria estrutural do Condomínio Cidade Jardim, empreendimento com 23 blocos, 03 andares com 368 apartamentos, guarita de segurança, piscinas (adulto e infantil), quadra de esporte, campo de futebol, espaço gourmet e salão de festa. Localizado na Rua Vinte, 900-1032, Parque Piauí II, Timon-MA. Previsto para ser entregue em 2020.

No primeiro momento, os alunos foram reunidos no refeitório para que as instruções do professor e do engenheiro responsável fossem repassadas e a visita tivesse início.

Em seguida, os alunos foram levados para observar o bloco que estava na etapa da construção das fundações, em que foi possível identificar as sapatas dispostas de acordo com a planta de locação.

As sapatas centrais, apresentavam armaduras mais robustas pois serão utilizadas para a sustentação das escadas e do reservatório, este, moldado em concreto não estava em execução em nenhuma das unidades construídas no momento da visita.

Na obra, estavam em execução quatro blocos de apartamentos. O primeiro encontrava-se na fase das fundações; o segundo apresentava viga baldrame e laje; o terceiro estava constituído pelo térreo e pavimento superior; e o último estava com a estrutura pronta, faltando os acabamentos, finalização da cobertura e construção da caixa d’água.

Depois disso, foi mencionado que as vigas maiores são montadas fora das valas, para em seguida, serem conectadas com as demais armaduras, assim, facilitam a execução e os erros construtivos são evitados.

Com relação ao método construtivo, o edifício deve atender a modularidade, evitando desperdícios dos blocos, tomando como referência as plantas estruturais que descrevem como devem ser realizadas as fiadas, os cruzamentos de paredes, colocação de armaduras de tração, grautes para aumento de resistência da parede, dentre outros elementos necessários para a execução final da alvenaria estrutural.

No bloco mais avançado foi analisado e discutido com os alunos os escoramentos das lajes, moldagem da escada maciça e as armaduras dentro das formas apoiadas pelas escoras de madeira.

Um dos pontos positivos da execução destes blocos em alvenaria estrutural é ser mais eficiente, racionalizado e econômico, pois retira algumas etapas presentes no concreto armado como a concretagem dos elementos estruturais, a cura do concreto, formas de madeira, entre outras, reduzindo a quantidade de insumos presentes na obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (500.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com