TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

Por:   •  31/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  2.096 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO

PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

Centro universitário modulo de caraguatatuba

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

RELATÓRIO

INTRODUÇÃO

A inspeção e analise de uma edificação é prioritaria para que se haja uma prevenção de problemas existentes.

Portanto segue-se adiante um breve relatório referente ao estudo cientifico do curso de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina que contextualiza a manifestações patologicas do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DIAGNOSTICO

Foram detectadas pequenas fissuras em sua estrutura tais como lajes, vigas e pilares.

Lajes: deformação do elemento, causada por sobrecarga, inssuficiente quanidade de ferragem ou a antecipada retirada do escoramento;

Vigas e pilares: podento estar relacionadas a cobertura inadequada , sendo que as fissuras estao  alinhadas com as armaduras longitudinais e transversais.

 [pic 1][pic 2]

Fissuras:

 Definição: Fissuras são fendas causadas por diversos motivos, podendo esses estarem relacionados tanto a  problemas do concreto no estado fresco, como no estado endurecido. Dentre as razões, pode-se citar: falha na execução do elemento estrutural como vibração, lançamento e escoramento, retração plástica e hidráulica, cobrimento da armadura inadequado, movimentações térmicas, sobrecargas, deslocamentos da estrutura e agentes agressivos.

Recuperação

  • Abrir 2mm em formato de V das fissuras (abre trincas);
  • Remover  os grãos soltos;
  • Aplicar adesivos polimetricos a base de acrílica OBS: a surpefice dever estar seca;
  • Preencha a canaleta com argamassa pilimerica;
  • Aplicar os acabamentos finais.

Foi pocivel verificar pontos de desagregação do concreto e armaduras exposta com possiveis causas de exposição do concreto armado a um ambiente agressivo ea erosão, mau posicionamento das armaduras e cobrimento inadequado.

Desagregação do cimento

Definição:Como consequência da não correção de fissuras no estágio inicial, pode ocorrer a desagregação do concreto do elemento de concreto armado. Além da exposição de um pequeno segmento da armadura, o concreto desagregado não tem mais função estrutural, sendo apenas um revestimento parcial se ainda estiver ligado à estrutura. O avanço rápido das fissuras acontece devido a liberação de óxido de ferro, produto da reação de corrosão, que aumenta o volume ocupado pela armadura. Essa reação ocorre a partir do contato direto ou indireto da armadura com o meio agressivo, a qual pode ser atacada por ácidos ou sais que diminuem o pH do meio, presença de umidade, erosão, ou ainda, bactérias e fungos (GENTIL, 2003).[pic 3]

Por meio dos levantamentos realizados, em algumas vigas, que possuem o formato em U e função de calha, localizadas na cobertura, a presença de pontos com armadura longitudinal e transversal expostas causadas cobrimento inadequada e o acúmulo de água no meio das vigas.

[pic 4]

Armadura expostas

Definição: A patologia manifesta-se pela exposição de seções da armadura ao ambiente, além do surgimento de manchas avermelhadas produzidas pelos óxidos de ferro resultantes do processo de corrosão. Trata-se de um estágio mais avançando de fissuras e também de desagregação do concreto da estrutura, sendo assim as diversas causas dessa patologia já citadas para os casos anteriores. Todavia, nesse estágio ocorre o avanço da deterioração da armadura e fissuração do concreto, visto que estão expostos diretamente ao meio e há maior formação dos produtos da corrosão. Como a armadura é um elemento importante na estrutura, principalmente na resistência a esforços de tração, ressalta-se a importância de solucionar essa patologia a fim de garantir a segurança e durabilidade do edifício.

Recuperação

  • Realização de aberturaa fim de inspecionar asua estenção corrosa;
  • Retirirada de 2 a 3 cm de concreto deixando a sua surpeficie regularizada;
  • Retirada da corrosão com escova de aço/lixa de ferro/joto de areia;
  • Remoção de detritos;
  • Realização de hidro jateamento em toda surpeficie;
  • Aplicação de primer ;
  • Aplicação de adesivo Epoxi na surperficie de concreto utilizar, no reparo, argamassa reoplástica, tixotrópica, com retração compensada e resistente a sulfatos, respeitando o cobrimento prescrito pela Norma Brasileira NBR-6118/03 através do item 7.4.7.6, tabela 7.2
  • Acabamento final.

Foram detectadas tambem pequenas infeiltrações na laje, na junta de dilatação e no balanço da laje.

 Infiltrações [pic 5]

Definição: A infiltração é uma das patologias mais comum nas edificações. Infiltrações possuem diversas causas e podem ser originadas tanto por materiais de baixa qualidade como por falhas na execução da obra.

Infiltração na laje

Infiltraçoes causadas pelo acumulo de agua,Localizadas entre a laje e o telhado.

Reparo

  • Manutenção constante das calhas e telhas;
  • Se houver bolhas e falhas  deverar efetuar a retirada de todo o material danificado até atingir o reboco;
  •  Aplicar o selador;
  • Aplicar duas a tres demão de tinta latex para o acabamento.

Infiltação na junta de dilatação

Detectadas alto niveis avançados de degradação no material utilizado na formação da juntade dilatação, que ocasionou entre a dilatação e as estruturas infiltraçooes.

Infiltração na junta de dilatação [pic 6]

 Definição: O material elástico aplicado em juntas de dilatação tem como função vedar determinados espaços  e permitir que as estruturas adjacentes possam sofrer dilatações sem causar danos. Todavia, devido à baixa qualidade do material, espessura insuficiente, aplicação inadequada ou ao tempo de utilização, as dilatações podem causar a degradação do material e surgimento de patologias no edifício.

Recuperação

  • Retirada do material afetato e danificado preenchendo com um novo material elastico;
  • Cobria o local com mastique elastico para garantir a vedação.

Infiltração no balamço da laje

As infiltrações detectadas no balanço da laje foi causada pelo excesso de umidade e a presença de fluxo de água causando o surgimento de vegetação.[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (440.4 Kb)   docx (556.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com