TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: CIDADES INTELIGENTES, CIDADES SUSTENTÁVEIS

Por:   •  20/4/2022  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA: CIDADES INTELIGENTES, CIDADES SUSTENTÁVEIS

A cidade inteligente, ou smart city, utiliza a tecnologia para proporcionar qualidade de vida. A evolução dessas cidades ocorreu da seguinte forma:

  • 1° geração: primeiramente a tecnologia era utilizada para o planejamento urbano apenas por empresas privadas;
  • 2° geração: autoridades e gestores públicos passaram a utilizar a tecnologia para o desenvolvimento urbano;
  •  3° geração: além das empresas e órgãos públicos, os cidadãos passaram a participar do planejamento urbano como indutores e idealizadores de projetos.

A cidade inteligente não tem o mesmo significado de cidade sustentável, esta prevê a minimização dos impactos ambientais no planejamento da cidade. O surgimento da cidade sustentável teve seu início com a revolução industrial, período em que houve o êxodo rural e se iniciou os problemas de salubridade e consequentemente o começo de uma grande preocupação com condições sanitárias no meio urbano.

Durante o modernismo, houve o aumento da produção industrial, a racionalização da construção e o surgimento de novos materiais: aço, concreto armado e vidros. E com isso, no século XX, surgiram os sistemas de iluminação e ventilação artificiais e com eles percebeu-se o surgimento de problemas como as mudanças climáticas, as energias findáveis (petróleo, gás natural), o crescimento populacional acelerado, a poluição e desperdício de água, entre outros. Com esses problemas obviamente surgiram preocupações que são presentes até hoje e tornam-se cada vez mais alarmantes em todo o planeta.

Atualmente é inviável fazer o planejamento urbano sem incluir o desenvolvimento sustentável, que é definido como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Ou seja, é o desenvolvimento que deve ocorrer a fim de não esgotar os recursos naturais para as gerações futuras. Com isso, foram definidos os pilares da Sustentabilidade, que são conhecidos como os 3 Ps:

  • People: pilar social, ou seja, são os seres humanos envolvidos nas ações, seja direta ou indiretamente;
  • Planet: pilar ambiental, adoção de ações que mitigam ao máximo os impactos ambientais, seja a curto, médio ou longo prazo;
  • Profit: pilar econômico, as ações e projetos de desenvolvimento devem ser economicamente viáveis.

A cidade sustentável busca soluções possíveis para se mitigar os impactos no meio ambiente considerando os três pilares acima. Ela prevê diretrizes para melhorar a qualidade de vida na zona urbana e conservá-la para que as gerações futuras não passe por necessidades, falta de recursos, e demais problemas que podem ser gerados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com