TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha geografia das cidades

Por:   •  4/10/2015  •  Resenha  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 6

GEOGRAFIA DAS CIDADES CULTURA E ESPAÇO

Buritis – MG

Setembro de 2015.

Departamento de Geografia

Licenciatura em Geografia a Distância

Disciplina: Geografia das Cidades

Professor: Dr. Fernando Luiz Araújo Sobrinho

Aluno: Carlos Henrique de Almeida

Pólo: Universitário de Buritis

GEOGRAFIA DAS CIDADES

(RESENHA)

Buritis – MG

Setembro de 2015.

Resenha

SPOSITO, Maria Encarnação B.; A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO. Universidade de Brasília, Digital Source.

No capítulo 2, que foi estudado, fala sobre a urbanização sob o capitalismo, onde foi feito para a elaboração do trabalho uma retrospectiva de todo o processo de urbanização do século IV a. c. até os séculos X e XI dc., em que através disso houve um grande resgate das condições econômicas, sociais e também políticas.

Esse capitulo é subdividido em 4 partes, que são elas: o primeiro “O renascimento urbano” que aborda a questão do surgimento das primeiras cidades mercantis, que aconteceu devido as grandes aglomerações de medievais, sem nenhuma função urbana. Além disso, também ocorreu o processo de absorção da atividade mercantil.

Mostra também a respeito do fim do período feudal, que ficou marcada por uma grade proliferação das cidades, ou seja, pelo enorme aumento do número das cidades, em que também teve algumas dessas cidades que ficaram muito grandes, apesar da época.

O segundo“sobre o modo de produção capitalista”, que tem o objetivo de mostrar aos leitores como foi o processo do desenvolvimento do capitalismo, devido ter sido um processo lento e também bastante complexo. E durante esse processo, ocorreu também um fortalecimento na burguesia, onde houve um crescimento na riqueza e no capital acumulado.

Durante esse período, o comércio não se desenvolvia, e começou esse desenvolvimento durante a idade média e para que acontecesse isso, o comerciante comprava mercadorias e depois revendiam elas bem mais caras, para que conseguisse se desenvolver mais rapidamente e se tornar como muitas estão hoje em dia.

Já no terceiro “As corporações de ofício e as manufaturas”, que buscou uma explicação a respeito das corporações medievais que se tornam corporações industriais, pois haviam muitas corporações de ofícios, quanto as profissões e elas eram exclusivamente para se ter uma melhor condição de trabalho, por que a quantidade e qualidade dos serviços nessa época eram muito precários.

Durante o processo de produção, haviam muitas diferenças no que diz respeito a suas formas de produzir os produtos, onde aconteciam muitas concorrências e através disso, houve um grande aumento na manufatura, para a produção dos produtos, em que assim também houve uma grande especialização e divisão do trabalho e também foi um dos primeiros passos para se surgir os primeiros trabalhos assalariados.

No quarto e último “A urbanização moderna”, que explicou a respeito do capitalismo como um modo de produção, onde o capitalismo ao se impor com o feudalismo, acabou transformando a terra em mercadoria, e assim houveram novas leis, que foram de interesse do monopólio das corporações.

Contudo, era muito necessário que o capitalismo se expandisse em sua capacidade produtiva e assim acabou por estimular as manufaturas, onde acabou modificando a produção artesanal do meio urbano. E através do reforço para a economia mercantil, acabou fazendo com que a urbanização aumentasse bastante.

Nessa obra, o autor chegou a conclusão de que o processo expansivo, foi um determinante para a urbanização, que está acontecendo até mesmo hoje em dia, e essa difere e muito da de antigamente, por que essa que aconteceu bem antes, aconteceu em diferentes locais.

No entanto, essa obra contribui e muito para todos os leitores, que se interessam pelo processo de urbanização dos países e também pelo processo do capitalismo, onde essa obra busca melhores explicações para esses assuntos, tentando esclarecer o melhor possível.

Todas as ideias usadas para a elaboração do trabalho são realmente originais, por que o autor buscou pesquisar em obras que abordavam realmente o assunto proposto e também abordou suas opiniões de forma bastante clara e objetiva.

Por tanto, concordo com as ideias do autor, por que ele foi bastante claro, objetivo e simples, no decorrer de todo o trabalho, sempre buscando mostrar exemplos reais sobre os assuntos, ou seja, urbanização e capitalismo, explicando sempre o máximo possível, para que seja possível um melhor entendimento da obra e também a respeito dos assuntos propostos.

GEOGRAFIA DAS CIDADES

Buritis – MG

Outubro de 2015.

Departamento de Geografia

Licenciatura em Geografia a Distância

Disciplina: Geografia das Cidades

Professor: Dr. Fernando Luiz Araújo Sobrinho

Aluno: Carlos Henrique de Almeida

Pólo: Universitário de Buritis

GEOGRAFIA DAS CIDADES

(RESENHA 2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com