TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA ECONOMIAS CONFEDERACIONAIS: O VALOR DA ACESSIBILIDADE NO DESENVOLVIMENTO URBANO

Por:   •  10/8/2020  •  Resenha  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Publicação:

International Transaction Journal of Engineering, Management, & Applied Sciences & Technologies

ISSN:

228-9860

Autor:

NARVAEZ, Laura; PENN, Alan e GRIFFITHS, Sam.

Páginas:

293 - 309

Trabalho:

Configurational economies: the value of accessibility in urban development

Ano:

2012

Palavras-chave:

Space syntax

Economics

Accessibility

Urban design

Spatial configuration

Street pricing

Resumo comentado:

O texto dá ênfase a duas conceitos da sintaxe espacial que evidenciam a acessibilidade como um conceito espacial e econômico: a teoria natural do movimento e a teoria do movimento econômico. Na primeira a acessibilidade é tida como parâmetro espacial que é determinante primária da distribuição de movimento e fluxo, sendo as redes espaciais - a malha urbano - estruturas de potencial movimento. A segunda teoria declara que acessibilidade gera um efeito econômico onde áreas com maior ou menor fluxo de movimento - maior ou menor integração com a malha urbana - terão tipos de uso e ocupação distintos.

Introdução:

Acessibilidade economia e espacialidade

Teoria natural do movimento

Teoria do movimento econômico

Síntese:

O processo de morfologia urbana estrutura o mercado imobiliário e influencia os diferentes tipos de padrões espaciais. A rede de ruas, importante característica do desenho urbano e do planejamento espacial, funciona como um recurso que é precificado de diferentes maneiras e associado a outros parâmetros urbanos na composição das propriedades econômicas da forma construída. A acessibilidade é tida não somente como uma medida de distância, portanto uma medida de conectividade, mas também como uma fonte de valor econômico. Configuração, fluxos de movimento e padrões de uso do solo são parte ordenada e lógica da morfologia urbana.

Discussão teórica:

Capital espacial e economia

Acessibilidade em escalas


Estudo de caso:

Cardiff - UK

Linhas axiais

Correlação simples

Acessibilidade

Preço

Uso do solo

Síntese:

O método usado para analise sintática foi o de linhas axiais, linhas retas e visíveis do inicio ao fim sem obstruções, que representam um possível fluxo de movimento. Num primeiro mapa é medido o grau de integração ou segregação global média com a rede de cada rua, ou segmento de rua, onde as mais integradas são mais fáceis de serem acessadas por todas as outras linhas axiais do sistema. Feito o mapa, foi delimitado um perímetro de 30 ruas no centro da cidade de Cardiff onde foi analisado preço dos imóveis. Os dados econômicos são de uma base governamental com preços de imóveis que lista também as ruas mais caras, as ruas mais comerciais e as mais residenciais.

Conclusão comentada:

Em áreas com alto nível de integração global as áreas com maior segregação local tem os maiores valores associados para uso residencial, em contraste com o uso comercial sendo localizado nas áreas mais acessíveis e integradas da rede urbana. As ruas com menor preço associado tenderam a ser mais comerciais, assim como as com maior integração global e local. No trabalho, no entanto, as fontes de dados são limitadas e a analise de preço é de simples correlação. O trabalho propõe o uso de modelos de regressão hedônica associados a medição da acessibilidade em diferentes escalas urbanas  - os autores sugerem neighbourhood, block e street - para melhor compreensão dos mecanismos de preços associados à acessibilidade e como parâmetro de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (216.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com