TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Economia

Por:   •  14/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O código de barras é uma ferramenta utilizada em inúmeras empresas para o controle de entrada e saída dos produtos industrializados, gerando assim uma maior confiabilidade e qualidade do serviços prestados e mercadorias vendidas.

Uma das aplicações é na área da logística, como proposto no desafio da Atividade Prática Supervisionada. Uma empresa de importação a qual utiliza essa tecnologia, teve uma listagem de lotes de contêineres gerada através de um código palíndromo. Um código palíndromo é uma sequência de números binários que lidos da esquerda para direita ou direita para esquerda, apresentam a mesma ordem. Exemplo: 01001000111100010010.

O desafio proposto é encontrar essa sequência a qual despertou atenção do proprietário da empresa.

Objetivos

Desenvolver os conhecimentos obtidos na disciplina de Cálculo Numérico, aplicando nos desafios propostos na Atividade Prática Supervisionada.

Ler e interpretar o funcionamento de um código de barras, entender suas aplicações no mercado de trabalho, utilizando o conhecimento em números binários, baseado em sequência de 0’ s e 1’ s.

Ao final das etapas, descobrir qual sequência chamou atenção do proprietário da empresa. Através dos desafios chegaremos a um conjunto de números o qual mostrará qual a listagem de contêineres apresentava um conjunto de códigos palíndromo.

Desenvolvimento

Aulas-temas: Conceitos e Princípios Gerais de Cálculo Numérico.

Esta etapa é importante para que você fixe, de forma prática, os conceitos básicos de álgebra linear que irão servir de suporte para a compreensão dos métodos numéricos trabalhados pelo professor da disciplina em cada aula tema da disciplina de Cálculo Numérico. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Ler atentamente o capítulo do livro-texto (FRANCO, Neide M. B. Cálculo Numérico. 1ª ed. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, 2007) que descreve os conceitos e princípios gerais de cálculo numérico. Pesquisar também em: livros didáticos do Ensino Superior, na Internet e em outras fontes de livre escolha, informações ligadas ao estudo e utilização da álgebra linear em cálculo numérico.

2. Elaborar um texto dissertativo, contendo as principais informações encontradas com a pesquisa realizada no passo 1. Esta pesquisa será imprescindível para a compreensão e realização dos próximos passos.

3. Fazer o download do Software Geogebra. Este software servirá de apoio para a resolução de alguns desafios desta etapa.

“TEXTO DISSERTATIVO”

Conceitos e Princípios Gerais de Cálculo Numérico

O Cálculo Numérico corresponde a um conjunto de ferramentas ou métodos usados para se obter a solução de problemas matemáticos de forma aproximada. Esses métodos se aplicam principalmente a problemas que não apresentam uma solução exata, portanto precisam ser resolvidos numericamente.

Um problema de Matemática pode ser resolvido analiticamente, mas esse método pode se tornar impraticável com o aumento do tamanho do problema.

Exemplo: solução de sistemas de equações lineares (cálculo de estruturas, redes elétricas etc.).

A existência de problemas para os quais não existem métodos matemáticos para solução (não podem ser resolvidos analiticamente) equações diferenciais parciais não lineares pode ser resolvida analiticamente só em casos particulares.

Os métodos numéricos buscam soluções aproximadas para as formulações matemáticas.

Nos problemas reais, os dados são medidas e, como tais, não são exatos. Uma medida física não é um número, é um intervalo, pela própria imprecisão das medidas. Daí trabalha-se sempre com a figura do erro, inerente à própria medição.

Os métodos aproximados buscam uma aproximação do que seria o valor exato. Dessa forma é inerente aos métodos se trabalhar com a figura da aproximação, do erro, do desvio.

Função do Cálculo Numérico na Engenharia “Buscar solucionar problemas técnicos através de métodos numéricos modelo matemático”

Passo 2 (Equipe)

Ler os desafios propostos:

1. Desafio A

Nos gráficos a seguir, é apresentada uma interpretação geométrica da dependência e independência linear de dois e três vetores no R3 :

a-) b-)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com