TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Economia Internacional No séc XX

Trabalho Universitário: Resenha Economia Internacional No séc XX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 2

O autor em seu artigo avalia os processos que ocasionaram em algumas mudanças na conjuntura da economia internacional ao longo do século XX. Esses processos estão relacionados ao aumento do setor de serviços em relação aos outros setores, basicamente devido a mudanças em três elementos mão de obra, estruturação da economia e sistemas financeiros. Entre as mudanças estão uma especialização da produção e a maior interação entre os sistemas regionais e internacionais.

Considera-se que o século XX econômico tem inicio no final do século XIX. A primeira metade do século XX foi marcada pela economia das Duas Grandes Guerras, nesse período ocorre um retrocesso na globalização e a economia mundial não obteve nenhuma mudança significativa em sua estrutura. O sistema monetário foi influenciado em larga escala pelo protecionismo comercial. No que diz respeito ao período do Pós-Guerra, o movimento de globalização é retomado fazendo com que fossem incorporados novos atores no sistema global de produção, portanto são incluídos países da periferia capitalista considerados emergentes. Mesmo com essas mudanças o mercado internacional ainda era marcado por velhas desigualdades estruturais isto é padrões de desigualdade regional. Esse sistema começa a mudar com o surgimento da nova fase da globalização capitalista que foi caracterizada também pelo processo de integração regional com a criação de blocos como União Europeia, NAFTA e Mercosul com isso os acordos multilaterais começaram a suplantar os instrumentos bilaterais enquanto mecanismos reguladores da economia internacional.

O autor evidencia mais uma vez que devido ao processo de aumento da especialização, ocorre um aumento significativo do comércio mundial dominado agora pelo intercambio de produtos semi-acabados entre multinacionais. E esse processo em sua maioria foi identificado nos países periféricos e com isso o protecionismo comercial deu lugar ao neoprotecionismo onde este subtrai os países emergentes das trocas mundiais, ocasionando em práticas discriminatórias e no desenvolvimento de mecanismos preferenciais por parte dos países desenvolvidos. Todas essas ações somadas a globalização foram cruciais para o aprofundamento das diferenças de riquezas entre países desenvolvidos e periféricos. Reafirmando a tendência de que os países que já eram ricos se tornaram mais ricos ainda. Contudo esse último aspecto de riqueza não foi ocasionado apenas pela globalização, mas também pelas diferenças de produtividade causadas principalmente pela dificuldade de políticas econômicas de administração e crescimento sustentado. Identifica-se a interdependência econômica como uma consequência da especialização, ou da divisão do trabalho.

Portanto o autor conclui que todas essas mudanças que contribuíram para o avanço do multilateralismo econômico fizeram da globalização pode-se assim dizer um instrumento para lidar com as desigualdades da economia internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com