TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regras Supermercados

Por:   •  22/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  18.193 Palavras (73 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 73

Layout Padrão

Um modelo de loja deve buscar necessariamente, oferecer três pontos básicos ao cliente.

  • Conforto
  • Organização
  • Praticidade

Conforto - Devemos estar pensando no estacionamento adequado e acesso à loja. Nos serviços oferecidos (Entrega em Domicílio, Banco 24 Horas, Revelação de Filmes, Variedade de linhas de Produtos ETC... ), na apresentação dos funcionários e na presteza de atendimento, na largura dos corredores, na decoração do ambiente, na pintura das paredes, na iluminação, nos tipos de gôndolas etc... .

Organização - Devemos analisar nossa departamentalização, nosso layout de loja, identificação dos ambientes, distribuição dos produtos e higiene e limpeza da loja.

Praticidade -  Nos leva a pensar na tecnologia de Checkout’s com leitores códigos de barra, voltados para a agilização, balanças no caixa evitando filas no hortifruti e outras áreas hoje, com atendimento individual, carrinhos de compras com alturas mais confortáveis.

        

DEFINIÇÕES DO PROJETO FÍSICO DA LOJA

O primeiro passo para definir um novo projeto físico de loja é considerar o seu conteúdo, ou seja, seus departamentos e seções, o mix de produtos e ambientes requeridos. Se fizermos uma analogia com a construção de uma casa, veremos que a primeira pergunta do Arquiteto é sobre quantos filhos o casal tem para dimensionar quantos quartos a casa deverá ter.

Assim, não se pode pensar em construir uma área de vendas sem saber o quê, e de que forma irá vender ali.

Partimos, então, para a definição do projeto físico da loja que irá desenhar a sua imagem de acordo com as características do público que se pretende atingir.

  1. Área física do terreno
  2. Espaço físico
  • Número de clientes / Dia esperado
  • Estacionamento
  • Recebimento de mercadorias
  • Estocagem
  • Salas de apoio
  • Banheiros
  • Áreas de Vendas

  1. Layout’s Lojas
  • Departamentos
  • Ambientes especiais ( Padaria, Açougue, Eletrodomésticos, Hortifruti )
  • Mix de produtos
  1. Visual Arquitetônico
  • Fachada
  • Iluminação
  • Apresentação Visual e Comunicação
  • Padrão de Acabamento

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DE VENDAS

É o momento de se dimensionar a proporção ideal entre áreas destinadas à vitrine dos produtos, serviços e circulação, baseando-se no mix de produto a ser oferecido e o tamanho da área vendas.

O conceito loja auto serviço foi criado com intuito de favorecer o melhor merchandising, afinal, não temos o vendedor oferecendo o produto, e sim o produto se autopromove. Pôr isso duas importantes considerações devem ser lembradas: 1ª, os produtos que estão na loja deverão preferencialmente estar sendo mostrados aos consumidores e não guardados no depósito, 2ª, a loja tem que ter agressividade mercadológica, ou seja, os produtos têm que seduzir efetivamente o cliente, fazendo com que o abastecimento obedeça a um rigor matemático. Assim, a área de recebimento deverá ser prática, garantir segurança de acesso à loja e ser independente da área de vendas.

A departamentalização é o principal recurso de dimensionamento da área de vendas e deverá nortear o número de módulos de gôndolas e a disposição dos produtos.

        

CONSIDERAÇÕES DA CONSTRUÇÃO

É importante considerar alguns aspectos que dizem respeito à construção especialmente aqueles que têm impacto direto com o custo de manutenção. Os principais elementos neste contexto são refrigeração, iluminação, teto e piso.

        

Refrigeração - Um dos erros mais freqüentes no que se diz respeito a refrigeração de equipamentos é a localização e ventilação da casa de máquinas. caso a ventilação não seja satisfatória, os problemas de quebra serão freqüentes. Para a sua loja. Outro cuidado que se deve tomar é quanto ao dimensionamento das tubulações para o gás freon, que pôr vezes fica mal dimensionado e acarretando problemas da manutenção com a perda do gás em vazamentos, isto ocorrendo acaba pôr exigir quebra de alvenaria e parada dos equipamentos com perdas de produtos perecíveis e obviamente de vendas. O local mais correta para ser locada seria em local aberto, se possível na área de estacionamento ou em caso de restrição na área de terreno, acima do telhado, evitando o visual da rua. No caso das tubulações dimensionar corretamente o diâmetro dos tubos e assentá-los com presilhas externas às paredes, facilitando a manutenção.

Iluminação - As aberturas em vidros na frente da loja, além de mostrar um visual vendedor, permitem a utilização ao máximo da luz do sol, reduzindo a necessidade de luz artificial no período diurno. As lâmpadas do tipo fluorescente Super84 da Philips são bastante recomendáveis para iluminação entre corredores e nos setores de carnes e hortifruti, pois destacam os produtos dando vida nova ao vermelho da carne ou verde das verduras.

Se o pé direito da loja for maior que 6m, usar lâmpadas Vapor Mercúrio de 250w são as mais recomendáveis. Nos ambientes especiais, como na área de eletrodomésticos, a iluminação deverá ser mais dirigida, para diferenciar o local do restante da loja, lâmpada Master Color.

Teto - É sempre uma péssima apresentação ter o forro manchado pôr goteiras em toda a loja. Invariavelmente, somos obrigados a ver placas de forro retiradas de sua posição, colocando à mostra o telhado cheio de fios e apresentação deplorável. Nossa recomendação é o uso de forro em pvc, de fácil colocação, custo de assentamento barato e simples, impermeável à chuva, alta durabilidade e de fácil manutenção.

Piso - É um dos elementos mais importantes na apresentação de uma loja. Alguns pisos podem parecer mais em conta no que se refere ao custo de colocação pôr m2, porém, sua manutenção mensal é caríssima. Assim, vale a pena investir um pouco mais com retorno rápido na redução de custos da manutenção usando um material. Como o porcelanato 30x30 com junta fina. Este produto é mais caro do que outros convencionais, porém requer apenas um pano molhado para sua manutenção e limpeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (119.4 Kb)   pdf (480.4 Kb)   docx (74.1 Kb)  
Continuar por mais 72 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com