TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Ensaios de solos

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 7

UTFPR – Curso de Arquitetura e Urbanismo – Enriquecimento Curricular – Solos e Fundações

Arethuza Cyrne da Rocha / Daniele Muller Mansur

Laboratório de Solos – ensaios

Granulometria

A granulometria mede a textura, o tamanho relativo dos grãos que constituem a fase sólida dos solos. A textura de um solo pode ser avaliada de forma grosseira pelo tato. Pedregulhos têm diâmetros máximos entre 2,0 mm e 60 mm e podem ser identificados visualmente.  Nas areias o diâmetro dos grãos varia de 0,06 a 2,00 mm e dão ao tato uma sensação de aspereza. Partículas de tamanho igual ou menor que as do silte não podem ser identificadas a olho nu.  O tamanho dos grãos de silte varia de 0.002 a 0,06 mm. E o de argilas é inferior a 0,002mm. A sensação táctil de uma porção de silte ou de argila assemelha-se a de talco para bebês.

Seguem as fases do ensaio:

1. Preparar a amostra com secagem em estufa e pesá-la;

2. A amostra é passada por peneiras de aberturas maiores, o material passado pela peneira de 2,0mm (nº 10 – para areias) deve ser sem torrões (estes devem ser desmanchados no almofariz);

3. As últimas seis peneiras, tampa e o fundo são colocados no agitador mecânico de peneiras por no mínimo 15 minutos;

4. Os materiais retidos em cada peneira são totalmente retirados (com auxílio de escovas de cerdas metálicas ou pincéis) e pesados;

5. A soma dos pesos dos materiais separados deve coincidir com o peso total da amostra.

Peneiras de 50mm, 38mm, 25mm, 19mm, 9mm, 5mm, 4,8mm e 2,0 mm são de peneiramento grosso; peneiras de 1,2mm, 0,6mm, 0,42mm, 0,25mm, 0,15mm e 0,075 mm são de peneiramento fino.

A última peneira utilizada antes do fundo possui abertura de 0,075mm e o conteúdo que fica no fundo é formado por siltes e argilas.

Alguns equipamentos utilizados:

Peneiras para solos

[pic 1]

Agitador mecânico de peneiras

[pic 2]

Sedimentação

Ensaio:

Um densímetro de bulbo simétrico é colocado em uma proveta de vidro, com cerca de 450mm de altura, contendo um litro de água e hexametafosfato de sódio (defloculante) e medida sua densidade (altura graduada). Retira-se o densímetro.

O material obtido no fundo do ensaio da granulometria é adicionado a esta proveta. Depois deve-se tomar a proveta e tampando lhe a boca com uma das mãos, executar, com auxílio da outra, movimentos enérgicos de rotação, durante 1 minuto, de forma que a boca da proveta passe de cima para baixo e vice-versa para total mistura dos componentes.

Imediatamente depois de terminada a agitação, colocar a proveta sobre uma mesa, anotar a hora exata do início da sedimentação e mergulhar cuidadosamente o densímetro na dispersão.

Efetuar as leituras do densímetro correspondentes aos tempos de sedimentação a cada x minutos (com aumento gradual de tempo) de acordo com a norma relacionada ao ensaio. As medições duram 12 horas.

O gráfico granulométrico é feito relacionando-se a velocidade e o tempo de sedimentação.

O densímetro neste ensaio mede a variação da densidade da solução (água + defloculante) com o solo em suspensão, enquanto as partículas sólidas deste estão se sedimentando.

Alguns equipamentos utilizados:

Proveta

[pic 3]

Densímetro de bulbo simétrico

[pic 4]

Limite de Liquidez

O limite de liquidez foi concebido como o menor teor de umidade com que uma amostra de um solo pode ser capaz de fluir. Embora tal capacidade seja mais relacionada com o grau de saturação do solo do que com o teor de umidade, os ensaios para determinar o limite de liquidez de solos finos têm o teor de umidade como parâmetro, por causa da dificuldade de medir e controlar o grau de saturação.

No processo, utiliza-se o aparelho de Casagrande, com o qual se aplicam golpes deixando a concha do aparelho cair de uma altura padrão até que a ranhura se feche em uma extensão convencionada. A suposição do processo é que com as pancadas, a água se encaminhe para essa região, aumentando o teor de umidade (o que diminui a resistência ao cisalhamento). Experimentalmente se descobriu que no limite de liquidez, a resistência ao cisalhamento de todos os solos plásticos é muito pequena. O choque da concha produz o esforço de cisalhamento, mas a ranhura apenas começa a se estreitar quando a umidade (na região de fechamento) se aproxima do Limite de Liquidez. A resistência que o solo oferece ao fechamento do sulco, medida pelo número de golpes requerido, é devida à “resistência ao cisalhamento” para aquela umidade. A sequência de operações do ensaio é executada pelo menos por cinco vezes. Amostras pequenas são retiradas na região de fechamento, para a determinação de seu teor de umidade. Anota-se o número de golpes necessários para fechar a ranhura, a cada tentativa.

Ensaio:

O aparelho Casagrande deve estar com a concha calibrada.

Colocar a amostra na bacia de porcelana, adicionar água em pequenas partes, amassando e revolvendo vigorosa e continuamente com auxílio da espátula, de forma a obter uma pasta homogênea, com consistência tal que sejam necessários cerca de 25 golpes para fechar a ranhura.

Transferir parte da mistura para a concha, moldando-a de forma que na parte central a espessura seja da ordem de 10 mm, evitando que fiquem bolhas de ar no interior da mistura.

Dividir a massa de solo em duas partes, passando o cinzel (espessura 2mm) através da mesma, de modo a abrir uma ranhura em sua parte central, normal à articulação da concha. O cinzel deve ser deslocando perpendicularmente à superfície da concha.

Quando houver dificuldade na abertura da ranhura, tentar obtê-la com sucessivas e cuidadosas passagens do cinzel.

A concha do aparelho deve ser golpeada contra a base, deixando-a cair em queda livre, girando a manivela à razão de duas voltas por segundo.

Anotar o número de golpes necessário para que as bordas inferiores da ranhura se unam ao longo de 13 mm de comprimento, aproximadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com