TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIO DA UMIDADE DO SOLO

Por:   •  3/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  1.994 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO 2

ENSAIO DA UMIDADE DO SOLO

                            Teor de umidade higroscópica de um solo é o teor de umidade do solo após secagem prévia ao ar livre sob temperatura inferior à 60ºC, por tempo suficiente para não mais possuir água livre ou capilar, mas isso depende da natureza do solo e do teor de umidade do ar. Como a umidade do ar oscila costuma se considerar umidade higroscópica o valor médio em torno do qual oscila o teor de umidade da amostra.

                            A umidade ótima é o teor de umidade com o qual se consegue o maior peso específico seco possível ao efetuar a compactação de um solo. Nesta condição, este terá sua máxima resistência à tensões atuantes externas e, sendo constante para cada solo, onde é determinada no ensaio de compactação dos solos.

                             Definimos teor de umidade (w ou h) de uma amostra de solo como a razão entre o peso da água (Pw) contida em certo volume de solo e o peso da parte sólida (Ps) existente nesse mesmo volume, expressa em porcentagem.

                              Para a identificação do teor de umidade de um solo e necessário seguir alguns procedimento pré-determinados pela ABNT (NBR 12023) de 2012

PROCEDIMENTO

                              Para a realização desse ensaio foi utilizado duas cápsulas onde estas foram pesadas a vazio e posteriormente com solo e levado para a estufa com temperatura a 100°, por cerca de 24hs.

                             Após o resfriamento foi retirado o material é feita a pesagem para comparação dos resultados antes e depois, onde através da equação razão entre o peso da água (Pw) contida em certo volume de solo e o peso da parte sólida (Ps) existente nesse mesmo volume, expressa em porcentagem foi possível obter os resultados das analises.  

                               A equação utilizada para tal procedimento é expressa da seguinte maneira: (P inicial – P final) / (P inicial) = ΔP × 100 = %

Dados:

     PRIMEIRO ENSAIO

  1. Cápsula
  2. Peso da cápsula vazia 21,40 gramas
  3. Peso da cápsula com o solo 56,50 gramas
  4.  Peso do solo 35,10 gramas
  5. Peso do solo após secagem na estufa 33,56 gramas
  6.  Percentual de unidade do solo 4,39 %

SEGUNDO ENSAIO

2.1 Cápsula

2.2 Pesos da cápsula vazia 21,60 gramas

2.3 Peso da cápsula com o solo 55,00 gramas

2.4 peso do solo 33,4 gramas

2.5 peso do solo após secagem na estufa Solo 32,23 gramas

2.6 percentuais de umidade 3,63%

RESULTADOS

                             Como resultado concluiu-se que a média de umidade deste solo representa um percentual na casa dos 4,01% o que pode interferir diretamente na quantidade de água na mistura ideal para o solo cimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com