TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Turismo Jarinu

Por:   •  28/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.541 Palavras (11 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Introdução

O presente relatório tem por objetivo relatar o resultado da entrevista realizada com os representantes do Circuito das Frutas no Município de Jarinu, bem como com os proprietários das Propriedades de Referências ligados ao Consórcio, a população local e o turista, no âmbito do componente curricular Planejamento Urbano e Regional: Aglomerados Urbanos, do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Para isso, a metodologia usada foi aplicada através de visita à cidade, entrevistando pessoalmente autoridades envolvidas no Circuito das Frutas, visitando propriedades locais, também através de contatos telefônicos na Prefeitura de Jarinu com agentes públicos e contatos por mensagens via WhatsApp com representantes do Turismo na cidade.

A entrevista foi realizada no dia 02/04/2022 e os entrevistados foram o Presidente da Associação dos Produtores de Morango de Jarinu, Atibaia e Região, o Sr. Osvaldo José Maziero, nas propriedades do Parque dos Morangos-Duilio Maziero e a proprietária do Parque D’Anape, Cristiane D’Anape na prória Fazenda D’Anape.

A duração das entrevistas situou-se em torno de uma hora a uma hora e meia com cada entrevistado.

A entrevista com o Representante do Circuito das Frutas, foi realizada com o Bruno Nery - Chefe de Turismo de Jarinu no dia 13/04/2022 por vídeo chamada.

No total foram entrevistados dois proprietários das Propriedades de Referências, dois moradores locais e uma turista.

Entrevista com Representantes no Circuito em Jarinu e Proprietários das Propriedades de Referência

Entrevista com Bruno Nery - Chefe de Turismo de Jarinu

A entrevista com o Chefe de Turismo de Jarinu, o Sr. Bruno Nery ocorreu por meio de chamada de vídeo, as 8:00h da manhã do dia 13/04/2022, pelo tempo necessário para atender as perguntas propostas no roteiro da entrevista.

Inicialmente o Sr. Bruno contou-nos sobre a inserção de Jarinu no Programa de Regionalização do Turismo, quando o Ministério do Turismo e os Agricultores da região identificaram que a cidade possuía uma rota de frutas muito forte. Logo, na década de 90, o Poder Público com inciativa Privada iniciou as primeiras articulações com os produtores rurais da região para fortalecimento da economia rural, propondo incentivos para manter os agricultores locais e fomento de novas ruralidades através dos neo-rurais, com propósito tornar a vida no campo num negócio lucrativo, melhorando a renda e qualidade de vida da população rural e economia municipal.

Para o funcionamento do Consórcio, é cobrado anualmente uma taxa no valor de $20mil reais dos municípios consorciados, obtendo uma receita no valor de $200 mil reais por ano dentro do Consórcio, que é distribuído em forma de benefícios, como por exemplo, visibilidade turística, capacitação para os gestores, apoio à iniciativa privada, cursos de inovação na área turística, entre outros, funcionando no município cumpre como o desejado.

Segundo o Chef de Turismo de Jarinu, o carro forte da cidade é o Turismo Rural no Circuito das Frutas, e hoje Jarinu funciona como um consórcio no qual dez cidades participam, possuindo estrutura administrativa, sendo composta por uma Presidência instalada em Jundiaí, a vice-Presidência em Jarinu, a Secretaria Executiva em Itupeva e a Secretaria Financeira em Louveira. As diretorias são trocadas a cada dois anos, podendo ser reeleita, permanecendo por no máximo quatro anos no cargo.

Perguntado sobre a existência de apoio institucional, o Sr. Bruno respondeu que, sendo Jarinu uma cidade de interesse turístico, recebe uma verba no valor de $ 615,017 mil reais por ano para investimentos na infraestrutura turística. Segundo o Chef de Turismo de Jarinu, a administração atual tomou posse do cargo com uma dívida pública de 100 milhões e foi quitada 30 milhões de reais, liberando a Certidão Negativa de Débitos (CND), que hoje permite o município receber subvenção governamental para desenvolvimento do turismo no município.

As transformações no município a partir da participação no circuito é notado pelo desenvolvimento do turismo, sendo o turismo hoje reforçado pela administração pública municipal como um fator de desenvolvimento econômico, valorizando a agricultura familiar e que conserva a cultura de uma cidade de interior que impacta os 34 mil habitantes da cidade.

Quanto à receptividade dos proprietários o Sr. Bruno responde que hoje ainda existe grandes desafios para convencer novos proprietários rurais para cadastro de adesão, por conta de questões burocráticas que ainda é um empecilho a ser vencido, bem como a fidelização dos proprietários para promoção do turismo rural em suas propriedades e enfatiza que a secretaria está de portas abertas para receber todos os municípios interessados.

Perguntado sobre quais eventos ocorrem no município associados ao Circuito, o Sr. Bruno respondeu que a pasta do turismo na cidade envolve a Cultura, o Turismo, o Esporte e o Lazer, que o município dispõe de vários cursos online disponibilizados pelo Circuito como o Programa de Desenvolvimento Local, sendo uma cooperativa do Circuito com o Sebrae, sendo ofertado pelo Poder Público, iniciativa privada e pelo terceiro setor, que são dos Sistemas “S”, Sebrae, Senai, Senac , sendo ofertados também para o pessoal do turismo, agricultores associados, associação dos agricultores, o pessoal do  Conselho de Turismo, pessoas civis interessadas. Existe na cidade vários eventos na Praça Principal e Parque Municipal.

Também tem no calendário de Jarinu vários eventos públicos associados ao Circuito, como o turismo rural com visitação e experiências no campo e atrativos históricos, pousadas, eventos gastronômicos, eventos esportivos, as festas tradicionais feitas em vias públicas e em frente à Igreja Matriz, etc.

Perguntado se o Circuito realmente funciona na esfera municipal e regional, o Chef de Turismo de Jarinu responde que funciona, mas que o maior desafio do Circuito é necessita de engajamento dos demais municípios que por mais que tenham investimentos disponíveis, nem todos participam das atividades turísticas.

Sobre quais participação o Circuito tem na economia do município, respondeu que Jarinu movimenta sua economia através do turismo e pelos comércios locais, adegas e restaurantes, bem como, o turismo de compra, o turismo empresarial, com um dos maiores centros empresariais instalados em Jarinu e hotéis construídos para atender o público de negócios.

Quanto as propriedades de referências que integram o circuito, o Sr. Bruno respondeu que existe nichos de referências em cada setor do turismo e as propriedades de maior centralidade turística estão as propriedades como a Fazenda D’Anape, Adega Zanoni, Adega Quatro Marias, Alambique Ferrari, o Cogumelo Mazzei e várias cervejarias como a Natureba, entre outras cadastradas no mapa turístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com