TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TURISMO NO RIO DE JANEIRO: ANALISANDO A OFERTA TURÍSTICA E CULTURAL DA FUNDIÇÃO PROGRESSO NO BAIRRO DA LAPA Adriano Souza

Por:   •  17/8/2017  •  Artigo  •  5.289 Palavras (22 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 22

TURISMO NO RIO DE JANEIRO: ANALISANDO A OFERTA TURÍSTICA E CULTURAL DA FUNDIÇÃO PROGRESSO NO BAIRRO DA LAPA

                         Adriano Souza

Prof. orientador: Marcelo Godoy

RESUMO

Este estudo tem por objetivo analisar o turismo na cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente a oferta turística e cultural da Fundição Progresso localizada no bairro da Lapa. Para isto analisam-se o conceito e definição de Turismo, sua classificação, seu contexto e a gestão estratégica como diferencial de mercado. A questão a ser investigada é:  A Fundição Progresso localizada no bairro da Lapa, município do Rio de Janeiro, consegue propiciar o aumento de ofertas turísticas e a atratividade turística para o bairro da Lapa,? Em relação a Metodologia de Pesquisa esta pesquisa foi desenvolvida a parte teórica a partir de levantamentos bibliográficos, sendo então a pesquisa descritiva e exploratória. Trata-se de uma metodologia empírica e bibliográfica.

               Concluímos que a proposta deste trabalho foi de demonstrar as diversas formas de oferta e cultura turística, que não só a Fundição, mas o bairro da Lapa também tem para mostrar e oferecer para o turista. Percebemos o quanto a Fundição e o bairro são importantes para a economia e para o turismo da cidade.

Palavras-Chave: Turismo; Fundição Progresso; Movimentos Culturais.

ABSTRACT

Tourism is considered the fastest growing activity in the world and is of great importance for the economy of several countries. In Brazil the internal tourism is very strong and the most sought after destinations are the large centers, São Paulo, Rio de Janeiro and the states of the Northeast region. For some authors tourism means to travel to places of their interest, for others tourism is a complex of activities and services related to travel, transportation, accommodation, food, circulation of typical products, activities related to cultural movements, visits, leisure and Entertainment. This study aims to analyze tourism in the city of Rio de Janeiro, specifically the tourism and cultural offer of Foundry Progresso located in the district of Lapa, Rio de Janeiro municipality. For this, the concept and definition of tourism, its classification, its context and the strategic management as market differential are analyzed. The question to be investigated is: Does the tourism and cultural offer of Foundry Progresso located in the Lapa district, Rio de Janeiro municipality, provide for the increase in tourist offers and tourism attractiveness to the district of Lapa, Rio de Janeiro municipality? In relation to the Research Methodology this research was developed the theoretical part from bibliographical surveys, being the descriptive and exploratory research. It is an exploratory, empirical and bibliographic methodology, since it is based on books, journals and information where it is understood to be relevant to our work, being focused on the processes and aspects involved in the research.

Keywords: Tourism; Foundry Progress; Cultural Movements.

Introdução

O Turismo é considerado a atividade que mais cresce no mundo sendo de grande importância para a economia de diversos países. No Brasil o turismo interno é muito forte e os destinos mais procurados são os grandes centros, São Paulo, Rio de Janeiro e os estados da região Nordeste. Para alguns autores turismo significa realizar viagens a lugares de seu interesse, já para outros o turismo é um complexo de atividades e serviços relacionados aos deslocamentos, transportes, alojamentos, alimentação, circulação de produtos típicos, atividades relacionadas aos movimentos culturais, visitas, lazer e entretenimento. (ANDRADE, 2015)

Vários fatores podem influenciar o turismo, entre eles, o preço, considerado o principal, a distância, quanto maior a distância maiores serão os preços em relação ao meio de transporte, tipo de transporte, alguns oferecem uma maior dinâmica, maior conforto e maior rapidez nos deslocamentos, as estratégias de marketing, considerado um grande influenciados do contexto turístico, o desejo de evasão que leva o indivíduo a se deslocar para algum lugar escolhido por ele, além da oportunidade de se viajar para onde deseja. (ANDRADE, 2015)

Existem vários tipos de turismo, turismo cultural, turismo religioso, turismo de aventura, turismo de negócios, turismo desportivo, turismo ecológico, turismo da terceira idade, turismo de eventos, que podem ter como participantes diferentes públicos, entre eles, o público infantil, juvenil, adulto, idosos, homens, mulheres. O que todos possuem em comum o gosto das viagens, a vontade de viajar para locais que despertam prazer, interesse.

Diante disto, este estudo tem por objetivo geral analisar as ofertas e atividades turísticas e culturais além de seus impactos para o turismo na cidade do Rio de Janeiro, e seu objetivo específico é demonstrar especificamente a oferta turística e cultural da Fundição Progresso localizada no bairro da Lapa, município do Rio de Janeiro. Para isto analisam-se o conceito e definição de Turismo, sua classificação, seu contexto e a gestão estratégica como diferencial de mercado. A questão a ser investigada é: A Fundição Progresso localizada no bairro da Lapa, município do Rio de Janeiro, consegue propiciar o aumento de ofertas turísticas e a atratividade turística para o bairro da Lapa, município no Rio de Janeiro?

Em relação a Metodologia de Pesquisa esta pesquisa foi desenvolvida a parte teórica a partir de levantamentos bibliográficos, sendo então a pesquisa descritiva e exploratória. Trata-se de uma metodologia exploratória, empírica e bibliográfica, pois se baseia em livros, revistas e informações onde se entende ser relevante ao nosso trabalho, sendo voltadas para os processos e aspectos envolvidos na pesquisa. A metodologia do estudo bibliográfica e exploratória será constituída de pesquisas atuais, em estudos informativos e estatísticos que possibilite analisar o turismo na cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente a oferta turística e cultural da Fundição Progresso localizada no bairro da Lapa, município do Rio de Janeiro. Nesse contexto, a pesquisa se realizará principalmente em livros e artigos científicos.  (ANDRADE, 2003)

                   Turismo: conceito e definição

Existem diversos conceitos para “turismo”, alguns simples, outros complexos, alguns baseados no caráter economico da atividade, outros já se baseiam no caráter social. A EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo, nome do atual departamento de turismo do governo brasileiro, vinculado ao Ministério do Turismo do Brasil, Turismo é ''a atividade econômica representada pelo conjunto de transações turísticas, compra e venda de bens e serviços.'' (EMBRATUR, 2014. p 39).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (234.5 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com