TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Palestra

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  2.798 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

                                 

Universidade Paulista – UNIP

Curso de Arquitetura e Urbanismo – AU9A30

Disciplina: AU – Integrado

 

RELATÓRIO DE PALESTRA – Arq. Renata Seabra

Disciplina de Arquitetura e Urbanismo Integrada da Universidade de Arquitetura e Urbanismo Paulista de Brasília – UNIP-DF, sob a orientação do Mauro Professor: da turma AU9A30, turno matutino, acadêmico: Vaneska Lima

Brasília - DF

2016

Relatório da Palestra com Renata Serrara

Arquiteta e Urbanista pela UNB e MBA em gestão de projetos de arquitetura e engenharia, com especialização em direito urbanístico, passando por processo de seleção para mestrado na Inglaterra para análise de planejamento Urbano. Apaixonada pelo Urbanismo desde a faculdade e começou a trabalhar com Urbanismo desde o estágio, atualmente trabalha no BID (Banco Interamericano de desenvolvimento).

A palestra teve enfoque em urbanismo contemporâneo e a relação da arquitetura com o Urbanismo, mostrando a diferença entre planejamento Urbano e desenho Urbano. Onde planejamento urbano está voltado para a organização e o desenho de assentamentos humanos, desde as menores vilas até as maiores cidades. Usos do solo, onde vai ficar escolas, comércio, ou seja, é o processo de criação e desenvolvimento de programas que visam melhorar ou revitalizar certos aspectos na área urbana, além de ser o planejamento de uma nova área urbana, objetivando a melhoria da qualidade de vida. Enquanto desenho Urbano é voltada para o processo de transformação da forma urbana, e para o espaço resultante deste processo que deve ser visto muito mais como um processo do que como um projeto ou produto acabado, uma vez que ele é a parte do processo de planejamento que lida com a qualidade do meio ambiente. Incluindo detalhamento de calçadas, pavimentação, árvores, postes, calha viária, ciclovia, ciclo faixa, ou seja, voltada para os detalhes, para rua.

Ela citou como exemplo o seu próprio projeto final onde propõe estabelecer conexão em Águas Lindas de Goiás, traçando novos eixos viários, conectando vias principais, primárias, secundárias, pensando na cidade como um todo.

A palestra serviu para entendermos a importância de se estudar planejamento Urbano e se trabalhar com Urbanismo, o quanto as cidades são carentes de planejamento, afetando assim a qualidade de vida de muitas pessoas. Uma cidade que não funciona e não produz prejudica um país inteiro. América Latina e Caribe possuem taxa de 84% do território Urbanizado, as cidades médias crescem mais que as cidades grandes.  

Passamos a entender melhor a grande importância do Urbanista, e o efeito da falta de planejamento gerando baixa qualidade de vida, baixa qualidade Urbana e Habitacional, riscos de adensação rural devido a enchentes, desigualdade e pobreza, violência e segurança, prejudicando o desenvolvimento das cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com