TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita Técnica

Por:   •  20/11/2019  •  Resenha  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA: REGISTROS URBANOOS DE FERNANDO JÚNIOR – “A VIDA PASSA PELA FRENTE”

        No dia 01/11/2014, marcamos uma visita técnica com o artista Fernando Júnior, com o objetivo de agregar conhecimento, reconhecendo na prática o que abordamos teoricamente dentro da sala de aula. Foi muito gratificante, particularmente, prestigiar essa linda obra, que vem resgatar os costumes, a cultura e arquitetura da Manaus antiga.

        Tivemos a honra de termos um tempo com o próprio Fernando Júnior para uma conversa franca sobre sua obra e sua história propriamente dita. Inicialmente, ele narrou sua história de vida e profissional, onde era desenhista técnico e usava apenas as mãos, papel vegetal e carvão para representação arquitetônica. Porém, com os avanços tecnológicos sua habilidade foi perdendo valor dentro do mercado de trabalho e foi interessante ter conhecimento dessa transição, pois creio que vários artistas foram perdidos nela enquanto Fernando se adaptou a ela, pois o que antes ele fazia no papel hoje ele faz em uma mesa digital, ou seja, ele usou a tecnologia a favor de seu talento, usando a praticidade na execução de suas obras, afinal nem sabia que existia impressão em tela e o mais curioso ainda é que não existe diferença de um pintura em tela convencional. Depois ele nos contou um pouco sobre a história de Manaus, a partir de suas obras expostas, enquanto ao mesmo tempo narrava as técnicas usadas para a execução das obras.

        Enfim, suas obras me fez conhecer uma Manaus que não tive a oportunidade de conhecer, pois como sempre morei longe da centro de Manaus (Cidade Nova), as vezes que meus pais me levava nos centro era para fazer compras e nunca para conhecer os pontos turísticos, e conhecer esse lado pacato, tranquilo e magnífico da cidade me deixou mais apaixonada por ela. Em contrapartida, me fez perceber o quanto o desenvolvimento e a famosa modernidade colocou panos em nossa história, a competitividade e a obrigação de provar ao mundo que somos capazes de desenvolver e auto sustentar-se falou mais alto que a necessidade de mantermos as nossas raízes, as nossas tradições, nossos costumes, nossas culturas, enfim nossa história, porém o trabalho de Fernando Júnior nos mostrou a capacidade de retomar tudo isso, afinal nosso curso futuramente abrirá portas para lutarmos por isso, pela preservação do nosso centro histórico. É de suma importância que isso seja praticado, não só nas faculdade e universidades, mas também no nosso cotidiano.

        É impossível descrever a alegria e o amor que brotou dentro de mim não só pela cidade, mas pelo curso de arquitetura através dessa atividade prática, não posso deixar de agradecer a nossa professora Giselane Campos que nos proporcionou uma noite agradabilíssima e abarrotada de conhecimentos. A partir da minha primeira experiência em exposição, me motivou a conhecer mais a cidade e incentivou buscar conhecimentos históricos e culturais nas demais cidades brasileiras.

        

FOTOS DO EVENTO

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA COM FERNANDO JÚNIOR

MANAUS

2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (364.5 Kb)   docx (320.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com