TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita a Obra - Resistência dos Materiais

Por:   •  11/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

NBR 10719: apresentação de relatórios técnico-científico

* Nome do autor *

* Nome do autor *

* Nome do autor *

* Nome do autor *

Cidade - **

2016

* Nome do autor *

* Nome do autor *

* Nome do autor *

* Nome do autor *

NBR 10719: apresentação de relatórios técnico-científico

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina introdução aos sistemas estruturais, no Curso de arquitetura e urbanismo, no Centro Universitário ***************.

Prof(a). ***************************************

TERESINA – PI

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. REFERENCIAL FOTOGRÁFICO

3. CONCLUSÃO

4. REFERÊNCIAS

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório contém descrição de uma visita técnica feita no dia 25/05/2017 no condomínio residencial Punta Del Leste Residence localizado na Rua Vitorino Orthiges Fernandes. E contém a descrição de todas as partes constituintes da edificação visitada, como vigas, pilares, lajes e outros.

Tradicionalmente, o peso de uma construção representado pela carga do telhado e laje de forro, em edificações térreas, acrescido do peso dos habitantes e do mobiliário, em edificações assobradadas, era suportado pelas paredes. Com as modernas exigências quanto às maiores dimensões livres dos ambientes internos, maior altura dos edifícios e maiores dimensões das janelas, as paredes perderam tal função. Essa passou a ser desempenhada pela estrutura, servindo agora as referidas paredes como simples elementos de vedação.

Os pilares são destinados a transmitir as ações às fundações, embora possam também transmitir para outros elementos de apoio. As ações são provenientes geralmente das vigas e lajes de concreto. Eles têm muita importância nas estruturas, tanto do ponto de vista da capacidade resistente dos edifícios quanto no aspecto de segurança. Além da transmissão das cargas verticais para os elementos de fundação, aos pilares podem fazer parte do sistema de contraventamento responsável por garantir a estabilidade global dos edifícios às ações verticais e horizontais.

A maioria das edificações executadas pelo processo construtivo convencional, utiliza para o fechamento dos vãos, paredes de alvenaria. Como não se utiliza projeto de alvenaria, as soluções construtivas são improvisadas durante a execução dos serviços. O princípio básico da alvenaria é tomar todas as decisões quanto aos passos de execução na fase de projeto e documentá-los em forma de desenho ou observação descritiva. Assim, o projeto contempla todo o detalhamento executivo, estrutural, alvenaria e instalações.

  1. REFERENCIAL FOTOGRÁFICO

Figura 1. Laje nervurada apoiadas em vigas, 2º pavimento – estacionamento misto

[pic 1]

Fonte: O autor (2017)

Em edifícios, os elementos estruturais principais são: lajes, vigas, pilares e fundações, e a execução de uma boa estrutura para qualquer obra é essencial. Uma boa estrutura é aquela que atende aos critérios de segurança, economia e compatibilidade com a arquitetura. Em visita a obra foi possível observar estes elementos atuando em conjunto na prática, conforme observado e assimilado através de rápida palestra demonstrativa oferecida pelo responsável que nos recebeu no empreendimento, onde foi possível obter informações importantes referentes a obra do Condomínio Residencial Punta Del Leste Residence e ainda informações relevantes a construção civil e mercado imobiliário de uma maneira geral na cidade de Teresina.  
A cerca dos elementos utilizados em sua estrutura destaca-se a escolha do tipo de laje, onde foi definido a utilização da nervurada conforme a necessidade estudada pelos projetistas responsáveis pelo empreendimento objeto da visita. As lajes nervuradas são um sistema em concreto armado de pequenas vigas regularmente espaçadas. Os vazios entre as nervuras são obtidos pela colocação de moldes, sendo uma fina capa de concreto executada como plano de piso. Elas foram criadas a fim de proporcionar economia nas construções, pois, utilizam pouco material. O método utiliza pouco concreto e aço no fundo da laje em relação às lajes convencionais e maciças, abraçando a armadura localizada entre as nervuras e consumindo até 30% menos materiais e mão de obra. Lajes maciças demandam grande consumo de concreto e, consequentemente, peso próprio elevado. Já as lajes nervuradas, mesmo com alturas maiores, são mais leves que as convencionais, reduzindo os esforços nas vigas, pilares e fundações. Portanto, para grandes vãos, o emprego de lajes nervuradas é mais adequado, assegura o responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (613.3 Kb)   docx (778.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com