TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica: Habitação Social evolutiva - Aspectos construtivos, diretrizes para projetos e proposição de arranjos

Por:   •  21/6/2018  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA


BRANDÃO, DouglasHabitação social evolutiva: aspectos construtivos, diretrizes para projetos e proposição de arranjos espaciais flexíveis. Cuiabá. CEFET/MT, 2006. 94p.

O texto relata a importância da flexibilidade na hora de projetar a edificação. Projetos pensados apenas em sua fase inicial resultam em dificuldades e maiores custos na necessidade posterior de adaptação do lugar ao usuário. O intuito é propor diferente soluções para o projeto a fim de facilitá-lo as acomodações futuras do cliente.

Narrado em terceira pessoa, o autor adotou uma linguagem simples. Empregou o uso de tópicos e o por meio destes descreveu o conceito de habitação evolutiva; formas de planejar a flexibilidade; os tipos de modificações realizadas pelo morador; diretrizes para projetos e por fim avalia algumas propostas.

Com o intuito do país de oferecer condições mínimas de habitabilidade e reduzir o déficit de moradia, durante a projeção de conjuntos habitacionais não são levados em conta as modificações que a mesma passará ao longo dos anos. A fim de inserir a flexibilidade aos projetos, facilitando a ampliação e evitando demolições na moradia, o autor apresenta um manual técnico com propostas para projetos flexíveis.

Levando em conta a segurança, privacidade, habitação como objeto de uso funcional o significado de morar, muitos descaracterizam totalmente as residências. Gerado um certo preconceito com a uniformidade e repetição, as mudanças mais notadas são intervenções em fachadas e até mesmo localização de tanques. Projetos que dificultam a ampliação e moradores que propõe um espaço mesmo que pequeno apresente ao menos características de casas com um padrão elevado, no qual atualmente apresentam apenas casas engessadas.

A ideia de tornar os conjuntos habitacionais flexíveis concebe uma economia diante o custo gerado ao final da modificação do usuário. As edificações desse conjuntos que possuem alto gasto com mudanças perdem seu objetivo principal, já que acabam beneficiando quem não precisa de ajuda, desfavorecendo aqueles que realmente necessitam.

Em diversas cidades as unidades habitacionais foram inseridas em áreas distante dos centros e de acesso ao transporte público, favorecendo a criação de diversos comércios através de ampliação das edificações ali existentes. Levar em conta a funcionalidade daquela moradia é de suma importância na hora da projeção.

O manual técnico apresentado pelo autor auxilia tanto a comunidade técnico-cientifica quanto a auto-construtores leigos, como forma de contribuição na área para sair de uma produção engessada tornando-a flexível.

Douglas Queiroz Brandão é Professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia. É engenheiro civil formado pela UFMT, Mestre em Engenharia Civil e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dentre suas produções bibliográficas encontra-se Avaliação da qualidade da habitação social no que se refere à adequação espacial-funcional e sua interferência nos custos; Análise do processo de personalização de projetos de apartamentos na etapa de construção: estudo de caso e Implantação da tecnologia BIM analisada em quatro escritórios de arquitetura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com