TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Formas Urbanas: A Dissolução da Quadra

Por:   •  29/9/2018  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 2

PANERAI, Philipe; CASTEX, Jean; DEPAULE, Jean-charles. Capitulo 1: A Paris de Haussmann: 1853-1882. In: PANERAI, Philipe; CASTEX, Jean; DEPAULE, Jean-charles. Formas Urbanas: A Dissolução da Quadra. Porto Alegre: Editora Bookman. 2013. 226 p.

Discente: Ana Paula Barcelos dos Santos.

É importante entender os caminhos que formaram uma cidade e, neste texto de Castex, Depaule e Panerai, as transformações de Paris no século XIX são os objetos de estudo dos autores. Assim, se aprofundam na reconfiguração da cidade através das reformas de Haussmann e do aparecimento de uma nova forma de quadra. Segundo os autores, com Haussmann, Paris se tornou a cidade burguesa, com sua reforma voltada aos interesses e ao poder da classe mais alta.

Com isso, o texto mostra as técnicas de gestão que Haussmann desenvolveu, utilizando parte dos excedentes para ações a médio e longo prazo e proporcionando o enriquecimento da população e consequentemente, o da cidade (sendo as grandes intervenções, resultado e caminho desse esquema). Além disso, ele incentivou o envolvimento dos grandes bancos e das industrias nas grandes obras públicas, sua ideia era gerenciar a economia com empréstimos a longo prazo, novidade na época.

Como justificativa, o texto cita a salubridade e a modernização, melhorando as condições de vida da cidade, através de sua infraestrutura. Em adição a isso, foram inseridos “equipamentos públicos”, como cita os autores, entre esses equipamentos estão hospitais, presídios, prefeitura e setores administrativos, de transporte, segurança entre outros setores necessários para a boa organização da cidade.

Em sua reforma, Haussmann deu destaque aos monumentos, isolando-os, mas criando ligações visuais para eles. E ainda, criou avenidas e bulevares, elementos que mascaravam as diferenças sociais em detrimento do conceito de globalização de Paris.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com