TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo livro: Cidades para um pequeno planeta

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 4

a poluição das cidades esta espoliando todos os aspectos do sistema de apoio á vida do planeta.

estamos enfrentando  a expansão da população a nível mundial, a destruição dos recursos naturais e do meio ambiente.

assim devemos nos preocupar e tomar algumas atitudes para garantir a sobrevivência de nossa espécie em nosso planeta.

em 1900 apenas um decimo da população mundial vivia em cidades. hoje, metade de toda a população mundial vive em cidades e daqui a 30 anos isso poderá crescer ate três quartos dos habitantes do planeta.

com  a evolução da arquitetura e do urbanismo e o planejamento urbanno é possível criar ferramentas cruciais para garantir nosso futuro, a partir da criação de cidades com ambientes ssutentaveis e civilizados.

existe três fatores que contribuem para o desenvolvimento de uma cultura urbana: o aumento da conscientização ecológica, da tecnologia das comunicações e da produção automatizada.

as cidades estão destruindo o equilíbrio ecológico do planeta e as cauas principais desse equilíbrio é o comportamento social e econômico da sociedade. a capacidade dos países industrializados esta no limite, a migração de pessoas nos centrosurbanos levou a um grande desenvolvimento dos suborbios aumentando o uso de automóveis costionando e poluindo o oar.

assim as cidades es tao produzindo uma inst abilidde social desastrosa e levando a um declínio ambiental. em resumo a injustiça social em todas as formas acabam com a capacidade de uma cidade de ser sustentável do ponto de vista ambiental, ou seja, não pode existir harmonia urbana ou melhoria ambiental sem paz e garantia dos direitos humanos basicos.

nas ultimas décadaso domínio publico das cidades e os espaços públicos tem cido negligenciado, assim esse processo aumento a polarização da cidade e criou mais pobreza e alienação. as cidades cresceram e se transformaram tao complexas e difíceis de se administrar que não lembramos que elas existem para satisfazer as necessidades humanas e sócias da comunidade.

assim as cidades atualmente estão sendo vistas como uma arena de consumo, nessa época global de democracia cada vez mais as cidades estão polarizando a sociedade em comunidades segregadas, a consequência dessa tendecia é o declínio da vitalidade dos espaços urbanos. o cientista michael walzer classificou o espaço urbanoem dois grupos, o primeiro são os espaços monofuncionais onde dscreve um conceito de espaço urbano que preenche uma única função o segundo espaço é o multifuncionais onde foi pensado para uma variedade de usos, participantes e usuários. no primeiro tipo de espaço estamos apressados no segundo estamos prontos a olhar, encontrar e participar.

contudo o espaço multifuncional deu lugar ao espaço monofuncional, assim destruindo a ideia de cidade abrangente, pois atualmente as atividades são organizadas com o objetivo de maximizar o lucro para incorporadores e comerciantes

o desaperecimento dos espaços públicos multifuncionaispode gerar grande consequências pois a medida que a qualidade dos espaços públicos diminui perdemos o habito de participar da vida urbana da rua. assim as atividades urbanas vao se tornando ainda mais divididas, o mercado da rua se torna menos atrativo que o shopping, considerado seguro, or exemplo. as pessas ricas se trancam e nesses espaços privatizados os pobres são proibidos de entrar, consequentemente a vida nas cidades se trna dividida, com os ricos situados em território protegido e os pobres fechados em favelas. as cidades que foram criadas para celebrar o que temos em comum hoje, são projetadas para afatar os indivíduos um dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com