TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro O Pequeno Príncipe

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Do Livro O Pequeno Príncipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  6.242 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do Livro O Pequeno Príncipe

O livro “O Pequeno Príncipe” é um clássico entre adultos e crianças, quando foi solicitado a leitura e resumo deste livro, pensei que seria fácil pelo fato de já ter lido o referido livro em tempos passados, porém tive que fazer a sua releitura devido a não ver as coisas como antes, pude perceber que esse livro desperta esse poder de ser diversificado, independente se já leu ou não, a cada vez que ler a sua experiência de vida vai fazer com que seu entendimento seja diferente, e também como é um livro lido por diferentes faixas etárias pode se dizer que as crianças que vê no “Pequeno Príncipe” um menino, já os adultos o vêem como o homem-menino e conseguem identificar lembranças adormecidas e sonhos já sonhados também, que foram sendo esquecidas pelos afazeres do dia a dia.

Podemos assim dizer que o “Pequeno Príncipe” devolve aos seus leitores o mistério da infância, o fazendo reviver, e se o leitor for uma criança o seu mistério se volta ao questionamento de como ser uma criança, sonhando e vendo um mundo muito mais colorido.

O Pequeno Príncipe foi escrito e ilustrado por Antoine de Saint-Exupéry, o autor se fez o narrador da história, que começa com uma aventura vivida no deserto depois de uma pane no meio do Saara.

Enquanto o piloto se empenhava em consertar seu avião, ouve uma pequena voz lhe pedindo para desenhar uma ovelha, e acaba descobrindo que o pequeno príncipe veio de um planeta tão pequeno que ele podia observar o pôr do sol a qualquer momento que quisesse, tendo apenas que se virar.

A razão pela qual o príncipe queria a ovelha era porque as ovelhas comem pequenas plantas. Ele queria que a ovelha comesse os baobás que eram um grande problema em seu planeta. O narrador diz que os baobás são árvores grandes, mas o príncipe explica que elas, a princípio, são pequenas.

Contudo, o príncipe ficou preocupado, porque ovelhas também comem flores, e o príncipe tinha uma flor muito especial em seu planeta, uma que ele muito amava. A flor, apesar de bela e cheirosa, era boba e exigente.

Mesmo que ingenuamente não tivesse medo de tigres, crendo que seus espinhos a protegeriam, ela exigia que o príncipe construísse uma tela para protegê-la do calor. Ela lhe disse para colocá-la debaixo de uma esfera de vidro à noite para protegê-la do frio.

.Apesar de o príncipe amá-la, ele se cansou de ouvir suas palavras e suas exigências, por isso ele deixou o planeta. Antes de chegar à terra, o príncipe visitou muitos planetas.

Um rei vivia no primeiro planeta que ele visitou. O rei ficou feliz em ter um súdito e, não só exigiu obediência, como também tentou fazer com que o príncipe ficasse, mas o príncipe partiu, pensando em como as pessoas adultas são estranhas.

Um homem presunçoso ocupava o segundo planeta. Este homem presunçoso queria que o príncipe o aplaudisse e o saudasse. O príncipe se cansou disso, e quando partiu, estava mais convencido do que nunca de que os adultos eram muito estranhos.

Um bêbado ocupava o terceiro planeta. O príncipe perguntou por que bebia, ao que o bêbado simplesmente respondeu que bebia para "se esquecer da vergonha que sentia por beber".

O quarto planeta era ocupado por um homem de negócios que não fazia outra coisa senão contar estrelas, dizendo que eram todas dele. O príncipe pensou que esse homem era tão estranho quanto os outros.

O quinto planeta era o menor, e era ocupado apenas por um acendedor de lampiões, cujo trabalho era acender a lâmpada solitária da rua. Contudo, o acendedor estava exausto, dizendo que seu trabalho já tinha sido muito melhor.

Ele acendia a luz da rua à noite e a apagava pela manhã, dando-lhe o resto do dia para descansar, e ele podia dormir à noite. Porém o planeta começou a girar mais e mais rápido, o dia durava apenas um minuto, e por isso ele tinha que constantemente acender e apagar a lâmpada. O príncipe sentiu muito ter que deixar este planeta, pois os dias curtos significavam que ele tinha muitos pôr do sol.

O sexto planeta era maior e ocupado por um geógrafo. Mas ele era incapaz de contar ao pequeno príncipe qualquer coisa sobre o seu planeta, porque não era um explorador. Ao invés disso, ele pediu ao príncipe que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com