TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do livro: o que é arquitetura?

Tese: Revisão do livro: o que é arquitetura?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do livro: O que é arquitetura? – Carlos A.C. Lemos

Autora: Camila Pinotti

Primeiros passos da Arquitetura

A obra tem a finalidade de esclarecer o que é arquitetura, para isso, o autor, Carlos A.C. Lemos, mostra as principais linhas de pensamentos que giram e movem a arquitetura, usando de conceitos como o belo, períodos históricos, partidos, e grandes nomes da arquitetura, encerrando o livro com uma breve descrição da arquitetura moderna.

A exposição de milhares de idéias com pontos em comum é na verdade, a tentativa de instigar quem lê a criar sua própria definição. A arquitetura exige a reunião de vários pensamentos e preocupações que resultam no projeto, desde as funções; passando pela técnica utilizada para a construção; o que é projetar; até um resultado belo ou não.

Estes conceitos todos são apresentados em uma ordem cronológica, partindo desde a arquitetura vernacular, a arquitetura de origem, até a arquitetura dos dias de hoje, a moderna. É uma forma facilitada de entender a arquitetura dentro dos tempos, fazendo uma ligação com os pensamentos da época. O que o autor consegue fazer é algo maravilhoso, consegue mostrar que a arquitetura passa do ponto de ser meramente uma construção para uma representação espacial completa do período em que é realizada. Esta preocupação é freqüente nas definições que são exemplificadas pelo autor através de grandes nomes como Platão (“... arquitetura não seria uma aparência das coisas, ... mas a coisa em si...” - pág.22); Vitrúvio (“... a arquitetura apresenta três aspectos: forma. Função e beleza...” – pág.23); Niemeyer (“... a arquitetura no Brasil,... acha-se agora a procura de expressões plásticas... Criatividade aplicada à solução de problemas espaciais,...” – pág.38) e outros.

Depois da exposição destas linhas de pensamento, surge um estudo do projeto em si. Fatores com a diversidade das funções da casa acarretando em sua minimização; o contraste social representado nas construções mostram o mundo atual, globalizado e com acesso apenas para os mais providos, com leis de zoneamento que são verdadeiras leis de exclusão, nada adaptadas as diversas realidades existentes em nosso país.

Na questão de partidos arquitetônicos, são citados fatores que devem ser pensados em um projeto, que nem sempre podem ser alterados ou mesmo adaptados, caso do clima de determinada região ou legislação regulamentadora. Se por um lado estes pontos delimitam o projeto, por outro, não são sinônimos de que todos terão um mesmo resultado já que nisso incide a escolha, e visão, de cada arquiteto que o projeta, transformando todos em projetos únicos.

A única questão um pouco complicada é a organização de idéias do autor, com suas idas e vindas entre exemplos e conceitos, entre o que já foi e o que será explicado. Mas mesmo isso não impede uma compreensão dos textos, nem diminui a qualidade do material apresentado ou, torna menos prazerosa esta leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com