TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do livro - Arquitetura moderna de 1900

Por:   •  15/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  1.101 Visualizações

Página 1 de 2

1 FICHAMENTO DO CAPÍTULO 11 DO LIVRO ARQUITETURA MODERNA DESDE 1900.

O capítulo onze inicia-se evidenciando o fato de que os fundamentos da arquitetura moderna teriam sido lançados na Alemanha antes da Primeira Guerra Mundial. Porém, devido a uma série de consequências militares e econômicas, o sonho de Muthesius acabou e a arquitetura deu frutos somente em 1920.

A Alemanha vivia uma fase ruim decorrente a primeira guerra, com a revolução ao caos econômico grupos de esquerda e direita se tornaram mais concentrados. A arte era afetada, a economia estava desestabilizada e as possibilidades de construção de novos projetos estavam ficando cada vez mais escassas, prevendo então, uma nova sociedade. Walter Gropius afirmou isso quando escreveu que as velhas formas estão em ruínas, o mundo entorpecido se encontra abalado, o velho espírito humano está invalido e em movimento rumo a uma nova forma. (CURTIS, 2008)

Em 1919 foi fundada uma escola que vinha da junção da Antiga Academia de Belas Artes e Escola de Artes e Ofícios em Weimar á Bauhaus. Com uma aprovação efetiva pelo Estado, a escola foi o primeiro passo de Gropius para a fusão das artes com os ofícios, realizando os ideais de Muthesis, com nova integração espiritual e social na Bauhaus na quais artistas e artesãos se reuniriam para criar uma nova espécie de edificação coletiva.

Diferente dos hábitos das tradições acadêmicas, todo aluno passava pelo curso básico da Vorkurs onde aprenderia um novo experimento com materiais naturais e formas abstratas.

Nesse período a Bauhaus ficou conhecida como “Bauhaus expressionista” com sua prioridade à expressão emocional e à individualidade dos estudantes.

Muthesius, 20 de abril de 1861-1927, foi um arquiteto alemão, autor e diplomata, conhecido por promover muitas das ideias do movimento Arts and Crafts na Alemanha e por sua influência sobre os pioneiros da arquitetura modernista da Alemanha, tal como Bauhaus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com