TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

TIAGO GONÇALVES DOS SANTOS LIMA

        LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA ÁREA DE MUCUGÊ-BA

Salvador

2016

 TIAGO GONÇALVES DOS SANTOS LIMA[pic 3]

        LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA ÁREA DE MUCUGÊ-BA

Trabalho apresentado à disciplina GEOA26 – Leitura e Interpretação de Cartas e Mapas do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Bahia, como requisito de avaliação parcial.

Orientadora Professora Dra. Denise Silva Magalhães.

Salvador

2016[pic 4][pic 5]

SUMÁRIO[pic 6]

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Localização e caracterização da área de estudo        

2.2        Hidrografia        

2.3        Clima        

2.4        Relevo        

2.5        Economia        

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido para fins avaliativos como componente curricular da disciplina GEOA26 – Leitura e Interpretação de Cartas e Mapas, aplicando os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de uma forma unificada aliando os conteúdos apreendidos em sala de aula e nas práticas de campo fazendo uma análise integrada da área escolhida a partir de critérios preestabelecidos, promovendo a partir daí reflexões e diálogos entre os meios físicos, bióticos e antrópicos.  O objetivo principal é empregar os saberes cartográficos de leitura e interpretação de cartas.

A metodologia de trabalho aplicada foi dividida em duas partes. A primeira etapa metodológica desta pesquisa foi o levantamento bibliográfico de Mapas Índice, artigos, livros e trabalhos monográficos.

A segunda etapa, foi processual partindo das orientações por parte da Professora Denise, a qual norteou qual seria o melhor caminho para elaboração do trabalho. Nesta etapa ainda, ocorreu a coleta de dados primários e reconhecimento da área de estudo junto a órgão competentes SEI, IBGE, INEMA, tendo como objetivo integrar os diversos saberes da leitura e interpretação de dados cartográficos.

Por tanto, antes de tudo, cabe ressaltar que área de Mucugê é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina de ocupação anterior indígena, foi fundada no fim do século XVIII. Tem como característica marcante, os antigos casarões colônias de estilo português, o lugar foi um importantíssimo centro comercial no século XIX pois a economia da época girava em torno da mineração de ouro e, sobretudo, diamantes. Diz-se que, devido à importância da cidade naquela época, Mucugê dispunha até de uma "embaixada" da França.

Relatos dos mais velhos anciãos da região alegam que a Mucugê do século XIX, em seu ápice econômico, chegou a abrigar um número aproximado de 30 mil pessoas, e que, após a decadência da atividade mineradora, a população despencou drasticamente até chegar bem perto do que é atualmente, sendo o período de maior decréscimo populacional os anos da década de 1980. Já nos anos 1990 a população voltou a crescer devido ao impulso do turismo e da agricultura empresarial altamente mecanizada trazida por grandes grupos de empresários oriundos do sul do país, do interior do estado de São Paulo e alguns grupos estrangeiros. IBGE (10 out. 2002).

  1. DESENVOLVIMENTO

A área de Mucugê pertence a Bacias Hidrográfica do Paraguaçu com menos de 40% do território nesta RPGA , seu Padrão de forma arborescente, ou que lembra as nervuras de uma folha vegetal. Típico de áreas cobertas por rochas horizontais, não fraturadas e isotrópicas em relação à erosão pluvial e fluvial que constitui um padrão onde o talvegue tem variados comprimentos e não possuem nenhuma orientação preferencial ou uma organização sistemática.

É típico de rochas sedimentares horizontais, podendo também ocorrer em rochas de baixo grau metamórfico (ardósias e filitos) horizontais ou sub-horizontais. O que indica alguns derrames de lavas ou sedimentos de origem vulcânica. (Decifrando a Terra cap. 9,10 TEIXEIRA, e WILSON).

A área apresenta elementos bem característicos como o Parque da Chapada Diamantina, a Serra do Sincorá, uma colônia do INCRA e 06 rios bem definidos; Rio Una, Mucugê, Paraguaçu, Cambuco, Santo Antônio e o Piabas, como também muitos riachos e lagos, os pontos cotados variam de 336m a 1650m com um relevo bastante irregular.

Quando falamos em estudo geográfico a paisagem é vista como um de seus principais objetivos de estudo, ou seja por elementos naturais (natureza) e antrópicos (ação do homem), nesse sentido ela vem passando por diversas transformações ao longo dos anos, a sua definição já foi muito discutida ao longo da história, sendo que em muitos momentos ela teve destaque e em outros ela nem aparece, Bertrand (2009,p 33-34) .

De acordo com a perspectiva holística e um pensamento sistêmico o Estudo Integrado da Paisagem, consiste em analisar os fenômenos geográficos que compõem a paisagem de acordo com sua estrutura, física, grau de hierarquização e organização das atividades humanas. Dessa forma, tem por finalidade estudar e assimilar a organização e a interação dos sistemas socioculturais, naturais e econômicos. O autor  AB'SÁBER, (2012), diz que

As potencialidades das paisagens brasileiras ressaltam sobre o primeiro nível de abordagem, no qual manifesta-se como uma herança de processos fisiográficos e biológicos e em um segundo plano de abordagem considera-se as relações sociais nestes conjuntos paisagísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com