TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do trabalho

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil a questão das drogas voltou aos holofotes com o julgamento, em andamento no Supremo Tribunal Federal - STF, sobre a criminalização dos usuários de maconha e reacendeu a discussão referente à política sobre drogas. Contudo, o enfoque do sistema judiciário e da sociedade deveria ser o aprimoramento da política antidrogas, pois o tráfico aumenta e mais pessoas são prejudicadas, direta e indiretamente.

Em primeira análise, parece que as pessoas esqueceram os efeitos dessas substâncias, sobretudo a maconha, produz sobre a saúde do ser humano. Hoje, há um clamor de alguns indivíduos, grande parte usuários, para a legalização da maconha, mas o trago dessa erva causa vários problemas neurológicos e pulmonares graves, segundo o Conselho Regional de Medicina, com isso a coordenação motora deles fica comprometida e os acidentes de trânsito, por exemplo, poderá aumentar consideravelmente. Dessa forma, com o aumento do consumo, proporcionado pela legalização, agravaria os efeitos colaterais tanto para o usuário quanto para a sociedade.

Ademais, a política antidrogas demostra tanta ineficiência que há quem diga, equivocadamente, que a solução seria descriminalizar as drogas em geral. Nas últimas décadas, nas grandes metrópoles do país localizam-se os agentes de segurança mais preparados da nação paradoxalmente é onde também está o centro de distribuição do tráfico, isso acontece porque a corrupção de vários policiais e agentes impede o combate às drogas. Então, por que favorecer a discussão sobre a legalização da maconha?

A lei brasileira entende que a dependência química é um caso de saúde pública, por isso a pena para os usuários é branda, com simples advertência e submissão a medidas educativas. Nesse sentido, o julgamento do STF, que se inclina à extinção dessas penas, não é lógico, pois iria de encontro às medidas de conscientização do usuário e, consequentemente, à preservação da sua saúde.

Em suma, a política sobre drogas no Brasil deve ser direcionada ao combate do tráfico e na saúde pública, e não a medidas paliativas que só gerariam ignorância na população e patologias mais intensas nos usuários de drogas. Por isso é fundamental que o governo, em meio a crise econômica, racionalize os recursos para não faltar nos departamentos de segurança pública e fiscalize, também, os agentes da lei. Estes poderiam usar as tecnologias, redes sociais, para espionar e combater as ações dos traficantes a fim de que a segurança seja eficaz e os brasileiros possam viver em paz e lúcidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com