TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servidores de arquitetura de PC

Projeto de pesquisa: Servidores de arquitetura de PC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

TÍTULO DO SEU TRABALHO EM CAIXA ALTA

Seu Nome e SOBRENOME

Universidade TecMundo, Cidade, UF

RESUMO: Use esse espaço para descrever em até quatro linhas o resumo do seu trabalho. Como por exemplo: “Décadas antes de você ter acesso a rápidos computadores que cabem em seu bolso, as máquinas eram bem maiores, mais caras e pouco mais potentes que um tamagotchi”.

Palavras-chave: computador; mainframe; anos 80; empresas

1 INTRODUÇÃO

Antes de os servidores de arquitetura PC dominarem os CPDs (data centers) e de você ter fácil acesso a um computador que caiba em sua escrivaninha, mochila ou até mesmo em seu bolso, o mundo era um lugar menos prático. E ao falar sobre praticidade não nos referimos apenas a tamanho, mas também à velocidade: é possível que o computador que você está usando para ler este artigo seja mais rápido que um supercomputador dos anos 80.

Mesmo tendo sido criados para uso comercial na década de 60, foi só há cerca de 30 anos que a revolução da computação ganhou corpo, fazendo com que os computadores de grande porte começassem a ser usados massivamente pelas empresas. Foi também nessa época que tornou-se comum o uso dos computadores domésticos.

2 MAINFRAMES

Essas são máquinas de grande porte que necessitam de um ambiente especial com refrigeração para seu funcionamento. Os aparelhos dos quais falamos, por serem dedicados a processamento pesado de informações, sempre foram mais utilizados para fins militares, científicos ou comerciais.

Os mainframes ainda são usados hoje em dia, mas perderam seu “monopólio” para a concorrência dos servidores de arquitetura PC, que são mais baratos e ocupam menos espaço. Nos anos 80, entretanto, essas máquinas megalomaníacas dominavam o mercado corporativo e, apesar de ainda não possuírem interface gráfica, foi nessa década que muitas delas passaram a suportar terminais gráficos e de emulação.

3 COMPUTADORES DOMÉSTICOS

Após o sucesso do Apple II em 1977, a segunda geração de computadores tornou-se muito popular durante a década de 80, fenômeno que se deu graças à produção massiva de microprocessadores.

Enquanto os espaçosos e caríssimos mainframes estavam nas indústrias e grandes organizações, os microcomputadores ou “computadores domésticos” — termo muito usado na época, que deu lugar à expressão atual “computador pessoal” (PC) — estavam chegando aos escritórios, empresas menores e até aos lares das pessoas. Abaixo, você pode conferir algumas das máquinas que mais fizeram sucesso durante esse período.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO

É possível que em 2050 a redação do TecMundo produza um artigo sobre os “bizarros” e “antiquados” computadores da primeira década do século 21, mas, até lá, vamos estranhando esses da época em que um processador de 7 MHz era sinônimo de potência. E você, quais dessas máquinas já conhecia e já chegou a usar?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com