TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sfsd sd fsf sdf sdf sdf sdf sdfsdf

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEDIS

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

CONSCIÊNCIA CORPORAL

DISCENTE: ITALA LORENA A. RIBEIRO DA CRUZ

PÓLO: GROSSOS – RN

O TOQUE E O CONTATO HUMANO: MASSAGEM

        O simples toque com as mãos já proporciona boas sensações ao indivíduo. Uma massagem então desencadeia uma série de efeitos positivos no organismo, ao qual melhoram a saúde e o bem-estar. A Shantala é um exemplo ao qual possibilita essas boas sensações, é uma prática harmoniosa, simples e amorosa, onde existe o contato direto e troca de olhares entre mães e bebês, aumentando ainda mais o vínculo, a massagem proporciona na criança bem-estar ao corpo e um sono tranquilo, dentre outros benefícios.

        Historicamente a Shantala é uma massagem de origem indiana, milenar, foi divulgada no ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer, em uma de suas viagens à Índia sua ‘segunda mãe’, para visitar amigos médicos que atuavam em uma instituição filantrópica, nos moldes traçados por Madre Teresa de Calcutá, observou esse hábito cultural das mães com seus bebês. Observou que, apesar de todos a miséria árida da região, os bebês apresentavam um bom desenvolvimento psicomotor e higidez. Então se interessou por aquela “técnica” de massagem para bebês, aproximou-se de uma mulher que massageava seu bebê e pediu para aprender, filmar e fotografar a “técnica”. A partir disso, o mesmo publicou um livro apresentando ao mundo ocidental a “arte tradicional” à qual deu o nome da mulher de: Shantala.

        O seu princípio vai além de uma massagem infantil ou de uma caracterização de uma arte tradicional, mas sim, uma arte de transmissão de amor, ternura, permitindo o despertar e relembrar o mundo vivenciado pelo bebê intra-uterina. É uma forma de ciclo de comunicação e estabelecimento do vínculo essencial entre pais e filhos, o que é de extrema importância para o bebê.

        A massagem pode ser aplicada em bebês a partir de um mês de idade, é o que preconiza na Índia, entre os benefícios a regulação das funções fisiológicas digestivas e respiratórias, o que contribui para evitar a manifestação de cólicas, prisão de ventre e dor de barriga, e para favorecer a digestão, o desenvolvimento da propriocepção, ou seja, a consciência do próprio corpo, o ganho de peso para o bebê, auxilia o sono tranquilo, favorece a troca efetiva entre pais e filhos, estimula o sorriso e a interação. Alguns cuidados devem ser observados para a aplicação da prática, o bebê não deve sentir frio em nenhum momento da massagem, não deve estar com fome nem com o estômago cheio, importante encontrar um horário entre as mamadas, usar somente óleo natural para lubrificar as mãos, deixar a banheira e água preparadas para o banho de relaxamento que encerra a massagem.

        Quanto aos toques e manobras, os movimentos partem sempre no sentido de dentro para fora, aplicar a massagem somente depois do primeiro mês após o parto, as mãos devem envolver ao máximo o corpinho de bebê, devem estar relaxadas, os braços dirigem os movimentos, durante a massagem é importante concentra-se em pensamentos positivos e sadios, pois também se trata de uma troca de energia. Didaticamente a Shantala contém quatro momentos específicos sendo estes: a energização, massagem, exercícios finais e banho de relaxamento. A massagem é aplicada na seguinte sequência das partes do corpo: peito, braço, mão, abdômen, perna, pé, costas e face.

Após a massagem, é interessante oferecer ao bebê um confortável banho de relaxamento em água morna/quente, sem sabonete ou shampoo, somente contato com a água, palavras suaves, músicas e muito carinho. É necessário criar uma rotina para se fazer a massagem, ou seja, ela deve acontecer sempre no mesmo horário, de preferência ao anoitecer. Pois ao recebe-la o bebê deve tomar um banho de imersão para se acalmar ainda mais.

Quanto ao toque e sua importância, sabemos que trata-se de um elemento fundamental na vida pessoa de todos os indivíduos. É por meio do mesmo que podemos expressar o que estamos sentindo, esse contanto da pele proporciona transmitir através da massagem ao outro, sobre como estamos nos sentindo. Com base nisso em estudos científicos foi possível apontar a importância do toque para o desenvolvimento global do bebê, algumas pesquisas indicam os benefícios adquiridos por bebês que são massageados regulamente e ternamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (298.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com