TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulado fisica

Por:   •  21/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

PROFUNCIONÁRIO:

Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação

                                                                              Memorial: Produção Textual: módulo 8

                                                                              Cursista:

                                                                              Tutor: Gilberto Gomes dos Santos

                                                                              Coordenadora:

2014

Modulo - 1

Funcionários de Escolas cidadãos, educadores, profissionais e gestores.  

  O professor, autor deste módulo João Antonio Cabral de Monlevade, fala. Sobre sua passagem pelas escolas como aluno e depois funcionário. Atualmente, existem no Brasil mais de um milhão de funcionários trabalhando nas escolas publicas federais, estaduais e municipais, os quais eu, que tanto quanto o professor sou a educadora com quem os alunos contam 200 dias do ano, para contribuir a cidadania e felicidade. Eu sou a merendeira.

    Aprendi que educação é desenvolvimento pessoal, socialização, comunicação e formação. Depois de 20 anos de ditadura, ganhamos uma constituição democrática. Os trabalhadores tiveram reconhecidos seus direitos. Melhores salários e condições de trabalho, mais dignidade ao povo brasileiro, que estava sofrendo com a ditadura.

    Os funcionários puderam se organizar e formar o sindicato: o Sintep/MT. Enquanto estou escrevendo lembro-me que os professores da rede estadual estão em greve, por melhores salários e condições de trabalho.

    Em 1988, no dia 05 de outubro foi promulgada nossa atual constituição, nossa sexta carta magna, que e chamada de constituição cidadã, por que assegura amplos direitos a população.

    Na constituição foi assegurado o principio do padrão de qualidade na educação. O professor João falou ainda que em 1550 em Salvador, Bahia, os primeiros funcionários públicos na construção e funcionamento da primeira escola.

    O colégio dos jesuítas de Salvador. Eles se chamavam Diogo Jácome e Vicente Rodrigues. O colégio funcionava em regime de internato. Alguns anos depois com a multiplicação das escolas veio as merendeiras, bibliotecários, auxiliares de laboratórios e operação de audiovisuais.

    O professor citou ainda a LDB – que é a Lei de Diretrizes e Base da Educação. A LDB regula as diversas etapas e modalidades do ensino: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, educação especial, educação de jovens e adultos, educação à distância, educação indígena e educação superior.

    O professor diz ainda que nós funcionários da educação também fazemos o papel de educadores, que precisamos mudar essa concepção de que só os professores educam.

    O professor cita ainda que quando as crianças chegam à escola, chamam professores, porteiros, merendeiras e serventes de “Tias e Tios”. Elas não fazem distinção entre docentes e não docentes. Para elas todos e todas são adultos, responsáveis por seu cuidado, educação e, até, correção.

     Diz ainda que a valorização dos funcionários é muito importante que precisam dominar mais técnicas a cada uma de suas funções, por meio de uma aprendizagem cientifica e técnica capaz de preparar cada um  para as múltiplas habilidades que o currículo amplo da escola ira exigir. Esse e um dos desafios do profuncionários.

  1. Gestão Democrática supõe ruptura com práticas autoritárias, hierárquicas e clientelísticas. Por isso a eleição de diretores.
  2. Gestão Democrática é participação dos atores em decisões e na avaliação.
  3. Gestão Democrática supõe representação legitimas dos segmentos.
  4. A Gestão Democrática da escola se baliza pelo Projeto Político Pedagógico da escola.
  5. A Gestão Democrática da escola se articula com administração democrática do sistema de ensino. Pelo Art. 14 da LDB, todas as escolas devem ter seu conselho escolar, ou seja, um órgão deliberativo, composto por representantes de professores, funcionários, alunos e pais, com a atribuição de elaborar e acompanhar a proposta pedagógica do estabelecimento e tomar as decisões pedagógicas e administrativas mais importantes, assim como assessorar a direção na resolução dos problemas da escola.

    Neste módulo aprendi muito de deveres e direitos. De democracia, gestão democrática. Foi muito estimulante para o meu aprendizado, saber que eu como merendeiras, também sou uma educadora.

    Que sou importante no aprendizado dos alunos e não, só aquela pessoa que faz a merenda e pronto, que sou também responsável pela educação escolar das crianças da minha escola. Sinto-me feliz e recompensada por poder fazer parte da educação delas.

Modulo – 2

Educadores e Educandos tempos históricos.

    A autora e professora deste módulo, Maria Abadia fala sobre a educação e compreensão por meio da historia. Da educação na escola e a importância da educação para as pessoas. Diz também da educação construída pelos padres da companhia de Jesus, que vieram evangelizar e catequizar os nativos, propagando a fé cristã. Fala da escola no período colonial das aulas régias, a educação dirigida pelo Marquês de Pombal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com