TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: REALIDADE - CONSTRUÇÃO DA VERDADE

Por:   •  6/3/2017  •  Seminário  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

FILOSOFIA

OS FILÓSOFOS E AS QUESTÕES HUMANAS

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO

TEMA: REALIDADE - CONSTRUÇÃO DA VERDADE

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO___________________________________________04

  1. DOCUMENTÁRIO: LIXO EXTRAORDINÁRIO – A BUSCA PELA DIGNIDADE E PELA CIDADANIA__________________________05
  1. O ARTISTA: Vik Muniz_________________________________________  05
  2. O LOCAL: Jardim Gramacho_____________________________________ 05
  3. OS CATADORES________________________________________________05
  4. O PROJETO____________________________________________________06
  1. EFEITO DO PROJETO NOS CATADORES___________________ 06
  2. RESULTADO DO PROJETO____________________________06 / 07

1

  1. ÉTICA A NICÔMACO – FELICIDADE_______________________08
  2. RELAÇÃO ENTRE O DOCUMENTÁRIO E O TEXTO_________09
  3. CONCLUSÃO____________________________________________ 10
  4. ANEXOS_________________________________________________11
  5. REFERÊNCIAS___________________________________________17

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre o filme Lixo Extraordinário e o texto: Aristóteles -Ética a Nicômaco LIVRO I-Felicidade, visando destacar a importância da realidade para a construção da verdade. O assunto abordado é a felicidade, tendo por embasamento teórico o texto e a vivência na pratica do artista Vik Muniz, que se deparou com o improvável, percebendo que as pessoas são capazes de serem felizes em sua realidade sem o mínimo de estrutura. O trabalho apresentará um resumo sobre felicidade, a história do documentário e a relação entre eles.

  1. DOCUMENTÁRIO: LIXO EXTRAORDINÁRIO – A BUSCA PELA DIGNIDADE E PELA CIDADANIA
  1. O ARTISTA: Vik Muniz

Brasileiro e reconhecido mundialmente. Já foi pobre e vive num bairro de classe baixa em São Paulo. Por causa de um acidente recebeu uma indenização e com o dinheiro conseguiu ir para os Estados Unidos, onde começou com trabalhos simples e conseguiu sucesso com suas obras artísticas. É reconhecido por incorporar objetos do cotidiano no processo fotográfico para criar imagens ousadas e geralmente enganosas. (VIDE ANEXO 01)

  1. O LOCAL: Jardim Gramacho

É o maior aterro do mundo (VIDE ANEXO 02), setenta por cento do lixo do Rio de Janeiro é recebido no local (VIDE ANEXO 03). Os catadores retiram 200 toneladas por dia de material reciclável. (Isso representa a falta de comprometimento da população e do governo quanto à coleta seletiva).  São enormes as dimensões do aterro e a quantidade de lixo (VIDE ANEXO 04). Todo resíduo em putrefação fica exposto e as pessoas dividem espaço com inúmeros urubus. O aterro do Gramacho era mesmo um lixão com falta de procedimentos de segurança e proteção ambiental, diferente de um aterro sanitário que possui impermeabilização contra contaminações, cobertura vegetal e escapes de gás metano. As condições de trabalho dos catadores são desprezíveis, possuem contato direto com os diversos resíduos, estando expostos a altos riscos de contaminações a diversos tipos de doenças.

  1. OS CATADORES

A história de vida de cada pessoa do aterro impressiona pela emoção transmitida nos depoimentos. O fator humano lá é belo, não eram pessoas rudes e viciadas como o artista achou que fosse encontrar lá. “Não se via pessoas deprimidas. Pareciam orgulhosas do que faziam. Havia sorrisos e pessoas brincando umas com as outras.”

  1. O PROJETO

A intensão de Vik é transformar material em ideias. “O que quero ser capaz de fazer é mudar a vida de um grupo de pessoas com o mesmo material que elas lidam todos os dias.” O projeto com a arte e a questão social tira as pessoas, nem que seja por poucos minutos do lugar onde estão e mostra-lhes outro mundo, outro lugar mesmo que seja um lugar onde possam ver onde estão. Isso muda tudo.

Seria a experiência de como a arte pode mudar as pessoas. E qual seria seu efeito?

  1. EFEITO DO PROJETO NOS CATADORES

Passagem do dia a dia fétido do lixão para um novo trabalho relacionado à arte desperta novas ambições aos antigos catadores. Eles esqueceram totalmente de Gramacho, não queriam voltar.

A principio ao chegar a Gramacho pareciam que eram felizes lá, mas agora achavam que não eram mais.

O reconhecimento profissional de Vik garantiu uma vaga para uma de suas obras em um leilão em Londres. (A decisão de levar uma pessoa simples e humilde para outro ambiente e completamente encantador como Londres causou questionamentos em certo momento do documentário). Isso mexeria com a cabeça deles? Vik tinha uma visão otimista disso.  “Talvez fosse preciso mexer com a cabeça deles. É difícil imaginar que algum estrago maior neles do que já foi feito? Qual o problema de mudar a vida de alguém para sempre?” 

  1. RESULTADO DO PROJETO

Independente da frustação futura que o ida de Sebastião a Londres poderia causar, ele viajou para o leilão.

A obra “Marat, Sebastião: Retratos do lixo” (VIDE ANEXO 05) foi arrematada por 28 mil libras, equivalente a 100 mil reais na época, causando elevada exaltação e emoção a Sebastião e seus companheiros de trabalho.

Em seguida todos os envolvidos nas obras são convidados para uma exposição de Vik Muniz, ao Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro.

A exposição no Rio foi vista por mais de um milhão de pessoas. Quebrou o recorde de publico no Brasil perdendo em popularidade apenas para Picasso. (VIDE ANEXO 08, 09, 10)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (873.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com