TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realidade Versus Verdade

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

Elementos da Ciência: Realidade versus Verdade,

Conhecimento, Inteligência e Saber

Bruna de Oliveira; Bruno Tiago Mittang; Cássio Ferreira Maroli; Rodrigo Sell Cruz

Campus de Ciências Tecnológicas -Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Caixa Postal – 89.219-710 - Joinville, Santa Catarina - Brasil

{oliver.brunaa, brunnis_mittang, cassiofmaroli}@hotmail.com; www.rodrigocruz@gmail.com

Abstract. This article will define the concepts of reality and truth. And will also define knowledge and intelligence. Will relate those showing main differences and relations that exist between them.

Resumo. Esse artigo definirá os conceitos de realidade e verdade. Também definirá conhecimento, inteligência e saber. Irá relacioná-los de forma a apontar as principais diferenças e relações que existem entre eles.

  1. Introdução

Esse artigo busca descrever de forma simples e objetiva os conceitos de determinados elementos da ciência, entres os quais estão realidade, saber, inteligência e conhecimento. E, além disso, busca exemplificar seus conceitos de forma abrangente, e comparar os elementos entre si, apontando suas principais diferenças e semelhanças.

  1. Realidade

A realidade nem sempre pode ser considerada unívoca. A realidade desvelada pela ciência é considerada uma realidade de segunda ordem, ou seja, é construída sobre as relações do dia-a-dia que o homem mantém com o mundo. Ela pode ser considerada, de certa forma, o que é perceptível, sentido e vivenciado, ou seja, ela pode ser considerada, de maneira abrangente, tudo o que existe.

A construção da realidade depende da maneira como o conhecimento é disposto na sociedade, o que fornece a ela certa estrutura.

A realidade não é falsa e nem verdadeira, ela é simplesmente o que ela é.

  1. O que é verdade

Verdade pode ser definida como o nosso entendimento sobre a realidade. A verdade pode ser considerada o momento em que há uma junção daquilo que expressamos e daquilo que a realidade nos manifesta.

A verdade é um momento marcado por restrições, pois como não conseguimos entender totalmente a realidade, não conseguimos expressá-la plenamente.

  1. Verdade versus realidade

A verdade precisa ser dita por alguém, a realidade não. Verdade e realidade são diferentes, mesmo que ambas andam juntas.

A verdade está por trás de toda realidade que o homem pode ver. A realidade impressiona e informa. 

Ver a verdade não é ver a realidade, e sim entende-la de uma forma individual.

Um bom exemplo para entender este conceito é o exemplo do daltonismo. Uma pessoa que sofre de daltonismo troca uma determinada cor por outra, por exemplo, o vermelho pelo verde. A realidade desta pessoa muda, e ela passa a assumir isso como uma verdade. Então uma pessoa que não sofre de daltonismo tem como verdade que uma determinada camisa é verde, e para uma pessoa que sofre de daltonismo isso é uma mentira, pois a realidade desta pessoa é diferente.

Então entende-se que a verdade depende da realidade de cada um de nós.

  1. Conhecimento

O conhecimento é a compreensão que temos da realidade, é formado no momento da confrontação com a realidade e no esforço de interpretá-la.

É possível dividir o conhecimento em quatro classes distintas: conhecimento popular, conhecimento teológico, científico e conhecimento filosófico. Existem mais classes de conhecimento, porém podem ser arquivadas como subdivisões dos quatro grupos anteriores.

5.1 Conhecimento popular

Pode também ser chamado de conhecimento sensível. Provém da experiência do viver e tem como objetivo compreender os seres e fenômenos que formam nossa realidade. Segundo Cervo e Bervian (1996, p.7) são investigações pessoais feitas com base das circunstâncias da vida ou então sorvido do saber dos outros e das tradições da coletividade ou, ainda, tirado da doutrina de uma religião positiva.

O conhecimento popular possui certas fraquezas, por poder ser muitas vezes superficial, falível, inexato, ou subjetivo.

5.2 Conhecimento teológico

É o conhecimento relativo à fé teológica. Reconhecemos o universo como resultado do ato de um ser onipotente. A existência deste ser é absoluta e indiscutível, e o propósito existencial do ser humano é orientado pelo plano divino de Deus.

5.3 Conhecimento científico

O conhecimento científico procura estudar não só o fenômeno, mas suas relações de causa e efeito. As comprovações são elaboradas através do uso do método científico.

Nessa busca sempre mais rigorosa, a ciência pretende aproximar-se cada vez mais da verdade através de métodos que proporcionem um controle, uma sistematização, uma revisão e uma segurança maior do que possuem outras formas de saber não-científicas. (Cervo e Bervian, 1996, p.8).

5.4 Conhecimento filosófico

O conhecimento filosófico pode, segundo Lakatos e Marconi (1983), ser caracterizado como valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível e exato.

6. Inteligência

A inteligência pode ser tida como a capacidade de interpretar idéias complexas, raciocinar, de se adaptar ao ambiente, e aprender com experiências pessoais.

Alguns exemplos são o rendimento acadêmico, o rendimento no trabalho, a saúde, a resposta à psicoterapia, a longevidade, a sensibilidade emocional, a vulnerabilidade aos acidentes, a capacidade de liderança e o nível socioeconômico alcançado. (Flores e Colom, 2008, p.57).

7. Saber

É um conjunto de conhecimento sobre a realidade aceito e agrupado em função de uma coordenação geral de valores. O saber se manifesta na sociedade por meio de habilidades, de atitudes e de valores. Tais atitudes são expressas respeitando-se a moral, a ética e os costumes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (200.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com