TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOLOGIA DE EDIFÍCIO MULTIFUNCIONAL

Por:   •  16/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 5

TIPOLOGIA DE EDÍFICIO MULTIFUNCIONAL

Edificações multifuncionais são uma tipologia formada por setor residencial, setor de comercio de produtos (varejista), setor de serviços e as vezes um setor de entretenimento em um conjunto edificado. Este tipo de edificação proporciona o aproveitamento do solo urbano, com usos variados num mesmo lote e assim agregando atividades em vários turnos do dia, também permite uma permeabilidade do espaço público através do lote e contribui para o adensamento do centro urbano. Isto otimiza o uso da infraestrutura urbana instalada, rede de transportes públicos e dos serviços de limpeza e coleta urbana (ROSSI, 2011).

Em edificações multifuncionais, as lojas geralmente são implantadas no térreo proporcionando movimento de pessoas e segurança. Disponibilizando áreas comuns de circulação e descanso, e áreas para o comercio varejista.

E os apartamentos são organizados de formas diversas; com corredor central, permite que os espaços se distribuam ao longo da fachada proporcionando iluminação natural em todos os ambientes; por agrupamento espacial- funcional que divide o apartamento em duas zonas, área de vivência e área de dormitórios, criando corredores íntimos que separam o acesso dos dormitórios da área de vivência por uma porta; por zona funcional central em que a cozinha, área de serviço e banheiros são locado no centro da planta liberando as fachadas para espaços de estar e dormitórios; e o corredor central ampliado no qual a área de vivência funciona também com circulação de acesso para os dormitórios (NEUFERT,2013).

Dessa forma, podemos falar que o movimento de projetos de Edifícios de Uso Misto vem crescendo com maior intensidade nas grandes cidades, pois com o dia a dia tão corrido, morar no mesmo local do trabalho é estratégico para ganhar tempo e, especialmente, qualidade de vida. O fato de combinar em um mesmo empreendimento, lojas, escritórios, espaços de entretenimento e residências, consegue concentrar em um só lugar algumas das principais características urbanas: moradia, trabalho e diversão.

ASPECTOS URBANOS DO TERRENO

• O entorno caracteriza-se por uma arquitetura simples e com alguns edifícios históricos de acordo com o desenho urbano proposto na concepção da cidade.

• Os edifícios do entorno são relativamente baixos, não havendo arranha-céus. A área tem predominância de edifícios de empresas públicas, escolas e o Parque 13 de Maio.

• A orientação solar para o terreno é gratificante, recebe a luz da manhã no seu lado direito.

• O terreno está situado em uma esquina com as vias: Rua da Saudade e Av. Mário Melo, que é a que tem um fluxo maior de veículos, atendendo bem o acesso ao terreno.

• Sendo o bairro localizado em um setor central da cidade, isso influência na visibilidade e valorização da região para novos empreendimentos, seja comercial ou habitacional. O que é algo favorável ao projeto.

PARTIDO ARQUITETÔNICO

A ideia é basicamente juntar o que já aprendemos no decorrer dos seis períodos da faculdade com o que mais nos identificamos até agora, ou seja, juntar ideais modernistas racionalistas na construção do edifício com ideais humanistas do urbanismo.

Com isso, concepção do projeto baseia-se em uma imagem que traz tranquilidade, modernidade, conforto, segurança e bem-estar. Sendo um Edifício de Uso Misto com Pocket Park (um pequeno parque que tem uma função de oásis urbano rodeado de prédios de cimento). Mesclando uma edificação tipicamente urbana e racionalista baseada nos pontos de Le Corbusier, com um pouco de natureza e com uma concepção urbanística de Jahn Gell, onde as pessoas sintam-se à vontade e seguras para passar, parar e ficar.

Dessa forma, a parte comercial/serviços deve ter funções diferentes para gerar vida ao espaço durante todo o dia, com um fluxo de pedestres e lugares que estimulem a permanência. Algumas lojas são voltadas com “os olhos para rua” como algo convidativo, e outras viradas para o Pocket Park, dando um bem-estar a população sem tirar o significado do Parque de 13 de Maio que fica bem próximo ao terreno.

De forma resumida, o que queremos é um lugar que convide as pessoas de várias e diferentes origens sociais a interagir com o espaço e, de maneira mais intensa, com as pessoas.

ZONEAMENTO E DIMENSIONAMENTO

A volumetria do edifício comercial é horizontal de pavimento térreo, em formato de L que engloba o terreno de uma testada a outra, onde todas as vitrines estão viradas para o Pocket Park, tendo um contato direto com o público. E a outra parte das lojas estão localizadas na esquina do terreno, compondo um complexo com partes que se relacionam em torno da área de uso comum, constituindo um sistema íntegro.

A volumetria do edifício residencial consiste em um prisma retangular de estrutura de concreto sustentado por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com