TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos conceitos e tipologia de gêneros de texto

Pesquisas Acadêmicas: Novos conceitos e tipologia de gêneros de texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 5

Gêneros textuais

Pesquisas muito recentes tem revelados novas concepções e tipologias de gêneros textuais discursivos, mas o assunto ainda é novidade nos materiais didáticos e entre os professores que atuam no Ensino Fundamental. Ao manosearmos algumas das coleções de livros didáticos de língua portuguesa mais atuais, que se enquadram na classificação do MEC, podemos constatar uma grande variedades de gêneros textuais encabeçando as propostas de atividades em compreensão, produção e analise linguística.

A construção de conhecimento e inerentes produção de texto requer dos usos orais da língua o desenvolvimento das habilidades e a construção de sua competência na comunicação.O esclarecimento para obter essa construção comunicativa satisfatória encontra-se no trabalho que a instituição escolar desenvolve com os gêneros e os tipos textuais.

A expressão ''gênero''vem sendo atualmente usado de maneira cada vez mais frequente, pois a análise de gênero engloba uma análise do texto e do discurso, descrição da língua e visão da sociedade, e ainda tenta responder as questões da natureza e da linguagem de um modo geral. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade, tendo um propósito bastante claro que o determina e lhe da uma esfera de circulação.

O agrupamento do narrar inclui todos os gêneros orais e escritos, que estão a serviço do imaginário humano e é nesse agrupamento que se encontram as narrativas transmitidas pela oralidade, entre alas os conto de fadas, os contos maravilhoso, as fábulas, as lendas, os mitos, os contos dos animais entre outros. Alguns autores descartam a possibilidade de que os gêneros transitem, por vezes de uma categoria a outro devido a interferência das condições de produção em uma dada situação de interação. Com essa postura se coaduno dessa maneira, com a noção Bakhtniana de gênero com “com formas relativamente estáveis de enunciados”(Bakhtin,p.26). Um outro que também constrói uma proposta de classificação e agrupamento de gêneros é o autor Marcuschi (2008). os critérios utilizados por ele, diferencia parcialmente da queles adotados por Schnewey &Dolz (2004), sendo que seu objetivo era o de elaborar um continuum dos gêneros textuais, a parti dai dão que é possível encontrar texto escrito com característica bastante semelhantes

Existem vários tipos de gêneros textuais que são eles:

Gêneros textuais narrativos

modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis até as piadas do cotidiano.

Descrição

Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. Significa "criar" com palavras a imagem do objeto descrito. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se Pega. É um tipo textual que se agrega facilmente aos outros tipos em diversos gêneros textuais. Tem predominância em gêneros como: cardápio, folheto turístico, anúncio classificado, etc.

Dissertação

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Dependendo do objetivo do autor, pode ter caráter expositivo ou argumentativo.

Exposição

Apresenta um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico. Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia ideias de modo objetivo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. A intenção é informar, esclarecer. Ex: aula, resumo, textos científicos, enciclopédia, textos expositivos de revistas e jornais, etc.

Dissertação-Argumentação

Um texto dissertativo-argumentativo faz a defesa de ideias ou um ponto de vista do autor. O texto, além de explicar, também persuade o interlocutor, objetivando convencê-lo de algo. Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias. Geralmente utiliza linguagem denotativa. É tipo predominante em: sermão, ensaio, monografia, dissertação, tese.

Gêneros narrativos literário

Na antiguidade Clássica, os padrões literários reconhecidos eram apenas o épico, o lírico e o dramático.Com o passar dos anos, o gênero épico passou a ser considerado apenas uma variante do gênero literário narrativo, devido ao surgimento de concepções de prosa com características diferentes: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula. Porém, praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilísticos em comum e devem responder a questionamentos, como: quem? o que? quando?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com