TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ACÚSTICA – CONFORTO AMBIENTAL

Por:   •  20/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO DE ACÚSTICA – CONFORTO AMBIENTAL II

MADEIRA

[pic 1] 

 As características sonoras estabelecidas no interior de um espaço fechado são condicionadas tanto pela concepção arquitetônica como pelos revestimentos, pelo mobiliário, pelo equipamento e por tudo o mais que compõe seu interior. Assim, a madeira, material por excelência dos revestimentos, assume papel determinante no desempenho acústico desses locais, podendo ser utilizada para promover a absorção sonora ou as reflexões difusas, condicionando o campo sonoro estabelecido no interior dos ambientes. Materiais usados para isolamento apresentam alta densidade, dificultando a passagem da onda sonora. Sendo assim, madeiras com densidades elevadas apresentam maiores valores de isolamento quando comparadas com madeiras de densidade mais baixa.

Na arquitetura e construção civil, os benefícios acústicos da madeira podem ser amplamente utilizados na confecção de salas de aula, auditórios, teatros etc., suas propriedades trazem grandes benefícios, sua porosidade possibilita uma boa absorção de ruídos sonoros;

A madeira apesar de possuir propriedades absorventes, ao se deparar com ondas sonoras assim como qualquer outro material sofre vibração portanto esse material sozinho não executa a função de isolamento acústico, podendo ser adicionadas camadas de compensados e outros materiais mais resistentes. Um fator indispensável é o tipo da madeira, suas propriedades variam de espécie para espécie. A madeira é composta por fibras ocas, estes espaços ocos contêm ar retido que garantem uma absorção de boa parte dos ruídos.

SARRAFEADO

[pic 2]                                [pic 3]

O Compensado Sarrafeado é composto por chapa com miolo formado por um tapete de sarrafos paralelos de pinus, unidos no sentido longitudinal por fio de nylon com cola, sobre as quais se aplica em ambas as faces, lâminas de madeiras tropicais que passam por processo de lixamento. É indicado para produção de portas e para a indústria moveleira.

A madeira sarrafeada é uma madeira mais bruta, muito utilizada em caixarias e canteiros de obra, para o uso em estruturas pode ser aplicada no seu estado natural, sendo cortadas com serrotes ou serrotes e implantadas na construção.

[pic 4]                     [pic 5]

ISOLAMENTO

A madeira age melhor como isolante do que como condutor de temperatura podendo ser considerada um isolante térmico mediano, se usada individualmente.

Para que se consiga um melhor isolamento tanto acústico quanto térmico necessita a utilização conjunta de outros materiais. Devem ser feitos alguns procedimentos e o uso de algum isolante, tais como a lã de vidro e de rocha.  

USOS DO SARRAFEADO

Madeiras Compensadas são muitos versáteis e utilizadas em uma grande variedade de finalidades dependendo de alguns fatores, como reforço e revestimento. São muito utilizadas em construções internas e externas.

A maioria das madeiras compensadas apresentam resistência aos danos causados pela água, as mais fortes ainda conseguem suportar estragos que poderiam ser causados por água por muito mais tempo. Apesar disso mesmo as madeiras tratadas contra prejuízos causados pela água, ao serem expostas à umidade por muito tempo começará a desgastar e danificar. As que não são tratadas sofrem com o desgaste por causa da umidade muito mais cedo.

MDF

O MDF corresponde à sigla em inglês “Medium Density Fiber”ou painel de fibra de média densidade, sendo também conhecido como chapa de fibra de média densidade (BELINI, 2007). O MDF é produzido a partir de fibras de madeira, aglutinadas com resinas sintéticas através de temperatura e pressão. Possuindo consistência similar à da madeira maciça, trazendo assim um satisfatório isolamento acústico por meio de placas “cruas” e até mesmo placas com a inserção de outros materiais em seu interior como por exemplo a de lã de vidro.

Estas chapas são produzidas sob altas temperaturas e pressões e com a adição de um aditivo sintético. Segundo Belini (2007) as chapas são classificadas em quatro diferentes categorias:

a) HDF (High Density Fiberboard): densidade ≥800kg/m³
b) Standard: densidade > 650 e < 800 kg/m³
c) Light: densidade <= 650 kg/m³
d) Ultra light: densidade ≤550 kg/m³

Quanto maior sua densidade mais satisfatória será o isolamento acústico, porém o resultado de pesquisas indica que placas de MDF que tem a inserção de outros materiais em seu interior tem maior redução de ruídos.

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

MDF – Térmica

por ser um material poroso e pobre em elétrons livres (responsáveis pela rápida transmissão de energia), a madeira apresenta a propriedade de ser má condutora de calor. Desta forma, a madeira e seus derivados, como o MDF possuem baixa condutividade térmica, podendo atuar como isolantes térmicos.

Absorção Acústica

Segundo a pesquisa realizada para uma melhor compreensão do desempenho acústico, todos os corpos de prova estão incluídos, em um mesmo gráfico, frequência a frequência, com os valores dos índices de redução de ruído.

Nas frequências de 125Hz a 4000Hz os corpos de prova contendo as lãs possuíram maior índice de redução de ruído em comparação aos corpos sem as lãs.

O desempenho dos corpos de prova utilizando MDF foi notavelmente superior entre as frequências 2000Hz e 16000Hz.Entre as baixas frequências os valores foram próximos, não sendo apresentada nenhuma diferença significativa no desempenho.

[pic 9]

OBS (Oriented strand board)

A placa OSB recebe esse nome da sigla em inglês Oriented Strand Board, que significa Painel de Tiras de Madeira Orientadas. Como o nome explica, o OSB é basicamente uma placa composta por tiras de madeira dispostas na mesma direção. As pequenas tiras de madeira são unidas com resinas e prensadas sob alta temperatura, o que confere resistência mecânica, rigidez e estabilidade ao produto. É por isso que as placas de OSB podem ser placas estruturais, usualmente utilizadas no revestimento estrutural do esqueleto metálico de edifícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (977.3 Kb)   docx (790.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com