TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e da Arte II

Por:   •  23/4/2017  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade São Francisco

Arquitetura e Urbanismo

Resumo - Renascimento

Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e da Arte II

Prof. Roberto Pastana Teixeira Lima

Aluna: Ana Paula Monteiro

RA: 002201301443

Itatiba

2015

Renascimento

Renascimento é a dominação do movimento artístico literário que se iniciou na Europa, mais especificamente na península Itália, região da Toscana centralizada em Florença, entre o século XIV a XVI. Esse movimento marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna, do feudalismo para o capitalismo. Era baseada dos valores vitais terrenos e da exaltação da personalidade humana (humanismo) e tinham a intenção de restabelecer as formas da antiguidade clássica para chegar a uma renovação total da vida individual, cultural e política. 

O ideal do Renascentismo era o desenvolvimento harmônico de todas as áreas do corpo e do espírito humano com o objetivo de afirmar a sua absoluta autonomia do "homem universal" ou no "homem completo".

As suas principais características do renascimento eram a valorização da cultura greco-romana, pois eles possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais; O ser humano passou a ser valorizado pela sua inteligência, conhecimento e dom artístico; Foi a transição do teocentrismo para um mundo onde o homem é o principal personagem - antropocentrismo; A razão e a natureza passam a ser valorizadas e são os principais pontos para a compreensão do mundo.

As conquistas marítimas e o contato mercantil ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV, e com o aumento do comércio, muitos fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, e o intuito de alcançar o prestigio social, os comerciantes patrocinavam atividades culturais (mecenato), com isso os artistas tiveram espaço para porem suas ideias em prática. Por conta de que foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu, se deu origem a uma grande quantidade de locais que produziam obras artísticas. As principais cidades foram Florença, Veneza e Gênova, que tiveram um expressivo movimento e desenvolvimento artístico e intelectual e conforme o tempo o movimento foi se espalhando para o resto da Europa. Por isso, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento. 

Vitruvio revolucionou a arte de construir com seu tratado da Arquitetura (10 volumes), com seus padrões de proporções e seus três princípios conceituais – utilidade, estabilidade e beleza - sendo a base da arquitetura clássica. Ele definiu a arquitetura como uma junção de analise, prática e teoria sendo um conjunto de ciências, e o urbanismo como a racionalidade de viver de acordo com a natureza.

O tratado serviu de inspiração para vários outros tratadistas desenvolverem novas técnicas de desenho, construção, e perspectiva. O primeiro tratadista a estudar e desenvolver os conceitos de Vitruvio foi Leon Batista Alberti, que separou o arquiteto do mestre de obras, e queria encontrar o equilíbrio entre o processo de projetar e de construir. Outros tratadistas importantes foram: Giovanni Giocondo trouxe novas formas de projetar e foi de grande influência para o progresso da arquitetura renascentista; Bartolomeu Caporali trouxe novas teorias da perspectiva sobre a antiga tradição gótica; Daniele Bárbaro, filósofo, matemático, produziu vários tratados sobre a arte e a matemática, a perspectiva e a ciência; Antônio Averlino (Filarete) escrevia sobre as dúvidas que surgiam dos fundamentos teóricos das construções e colocava ilustrações nas suas anotações, coisa que Vitruvio não fazia. A partir de seus tratados passou a ser associado com a criação da cidade ideal, E ele criou a cidade ideal Sforzinda; entre outros. Com o movimento se espalhando e ganhando força vários outros tratadistas trouxeram progresso para a arquitetura todos se baseando em Vitruvio, e aperfeiçoando os tratados anteriores, para chegarmos ao que conhecemos hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (249.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com