TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipologia A Vila Economizadora

Por:   •  11/4/2016  •  Monografia  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

Tipologia

A Vila Economizadora é constituída por 8 tipos de construções, totalizando um número de 147 edificações, sendo elas 127 residenciais, em sua maioria eram residências simples com dormitório, sala de jantar ou outro dormitório, cozinha e com latrina externa e quando de melhor padrão possuía sala de visita e sala de jantar, dois ou três dormitórios, cozinha e banheiro interno, e 20 comerciais e foram implantadas da seguinte forma:

[pic 1]

A idéia era projetar moradias que atendessem não só as necessidades dos operários, como também o interessa da classe média. A vila era formada por seis quadras na malha urbana da cidade de São Paulo.

[pic 2]

Desenho da fachada TIPO A

[pic 3]

Desenho da fahada TIPO B e C

[pic 4]

Desenho da fachada Tipo D e E

[pic 5]

Desenho da fachada TIPO G e TIPO H

Em sua maioria, as construções da época eram executadas de Taipa, mas com a chegada das estradas de ferro, uma nova tecnologia chegava, o tijolo de barro e com eles foram executadas as edificações da vila.

[pic 6]

Representação de um tijolo de barro

Atualmente, a vila se encontra em estado de degradação e alteração das suas caraterísticas iniciais. Isso fez com que a Prefeitura da cidade de São Paulo produzisse uma cartilha de reforma na tentativa de que os proprietários mantivessem as características principais das casas da vila, já que as edificações são tombadas.

As cores de hoje que seriam próximas das cores usadas na construção da vila, seriam marrom avermelhado, para portas e janelas; Camurça, para as paredes; Branco, para os ornatos e Cinza, para o barrado inferior

[pic 7]

Detalhe da porta

[pic 8]

Detalhe do gradil e bandeira da porta

[pic 9]

Detalhe da moldura das janelas

[pic 10]

Detalhe do ornato da fachada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (215.2 Kb)   docx (288.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com