TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia

Por:   •  7/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN[pic 1]

CAMPUS NATAL - CENTRAL

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DIRETORIA ACADÊMICA DE CONSTRUÇÃO CIVIL – DIACON

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

AUGUSTO SÉRGIO DE MEDEIROS SILVA

CLEANTO CARLOS DE QUEIROZ JÚNIOR

GUSTAVO SUASSUNA SALDANHA

YASMIN IARA CRUZ NOGUEIRA

 

RELATÓRIO DE NIVELAMENTO GEOMÉTRICO

NATAL/RN

2015

AUGUSTO SÉRGIO DE MEDEIROS SILVA[pic 2]

CLEANTO CARLOS DE QUEIROZ JÚNIOR

GUSTAVO SUASSUNA SALDANHA

YASMIN IARA CRUZ NOGUEIRA

RELATÓRIO DE NIVELAMENTO GEOMÉTRICO

Relatório apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, para obtenção de nota parcial na disciplina de Topografia, ministrada pelo docente Aristófanes Dantas de Medeiros.

.

NATAL/RN

2015 [pic 3]

SUMÁRIO[pic 4]

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVO DO RELATÓRIO        

3 TOPOGRAFIA        

3.1 ALTIMETRIA        

3.2 NIVELAMENTO        

4 INSTRUMENTAL UTILIZADO        

5 NIVELAMENTO GEOMÉTRICO        

5.1NIVELAMENTO GEOMÉTRICO SIMPLES        

5.2 NIVELAMENTO GEOMETRICO COMPOSTO        

6 CÁLCULO DO NIVELAMENTO GEOMÉTRICO        

6.1 CÁLCULO DA PLANILHA DO NIVELAMENTO GEOMÉTRICO CONTIDO NO RELATÓRIO        

7 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

Como um importante componente da estrutura necessária para adquirir conhecimentos na área da construção civil, a disciplina de topografia consiste na aprendizagem de métodos e técnicas de aquisição de dados que possibilitem a determinação das coordenadas de um conjunto de pontos, que descrevam geometricamente uma parcela da superfície do terreno, com rigor e aproximação necessários.

Usando das explicações compreendidas em sala, e as unindo com a prática de campo, no que diz respeito a topografia, o presente relatório tem por objetivo apresentar um perfil de nivelamento geométrico, realizado em prática juntamente com o professor da turma. Para a construção deste trabalho, o grupo utilizou-se dos equipamentos disponíveis no laboratório de topografia do IFRN, que conta com instrumentos essenciais para o bom desempenho na captação dos dados usados.

É necessário compreender que a recolha de dados necessários à elaboração de um perfil por nivelamento geométrico se define de duas formas, sendo eles simples ou composto.

Neste caso, para a criação deste levantamento topográfico utilizou-se do nivelamento composto. Para o estudo da área disponibilizada, foram marcados X PONTOS no determinado espaço do IFRN, que contem níveis diferenciados, com distancia entre eles de 5 metros entre eles.

Com isto, buscou-se aprimorar e exercitar os conhecimentos matemáticos utilizados na memória de cálculo, necessários para encontrar os dados e aplicar no objetivo do trabalho, contidos no presente relatório. Assim como, o desenvolvimento e aprendizado de novos assuntos abordados, que através de pesquisa pôde-se compreender conteúdos que antes eram tratados como desafios, mas, todos necessários para um bom desempenho na topografia.


2 OBJETIVO DO RELATÓRIO

Conforme a politica educacional para a formação de Tecnólogos em Construção de Edifícios, ou outros cursos que sejam pertinentes a construção civil, é estabelecida a aplicação da disciplina de topografia. Diante isto, como parte dos requisitos para a contemplação de nota da referida disciplina, solicitou-se a confecção deste relatório como forma de execução do conhecimento adquirido em sala de aula, assim como, utilizou-se também uma maneira de realização do conteúdo prático, em conjunto com o uso dos devidos equipamentos para a construção do relatório. Com o auxilio dos materiais didáticos disponibilizados em sala, pesquisa bibliográfica e resultados encontrados com a prática das aulas, este relatório convém em apresentar a construção de um perfil através de nivelamento geométrico, de uma determinada declividade contida no corredor do IFRN, sob orientação do referido professor da disciplina. Ao final, utilizando das técnicas inerentes a topografia, o relatório busca apresentar junto aos dados, a planta topográfica do espaço utilizado para estudo, citado anteriormente no corpo do texto.


3 TOPOGRAFIA

A Topografia tem por principal objetivo representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, dentre outros.

De acordo com LOCH (2000) Topografia é uma ciência aplicada, baseada na geometria e na trigonometria plana, que utiliza medidas de distâncias horizontais, diferenças de nível, ângulos e orientação, com o fim de obter a representação, em projeção ortogonal sobre um plano de referência, dos pontos que definem a forma, as dimensões e a posição relativa de uma porção limitada do terreno, sem considerar a curvatura da terra.

Devendo a planta topográfica ser elaborada através de utilização de equipamentos apropriados e métodos de medição e representação gráfica considerando-se os parâmetros, metodologia e legislação a fim de fornecer um trabalho topográfico de acordo com as normas técnicas. Não se deve confundir Topografia com Geodésia, pois enquanto a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície da terra, a Geodésia tem por finalidade mapear grandes porções. A palavra “Topografia” deriva das palavras gregas “topos” (lugar) e “graphen” (descrever), o que significa a descrição exata e minuciosa de um lugar. (DOMINGUES, 1979).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (459.3 Kb)   docx (687.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com