TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

                                         

                                         UNIVERSIDADE ANHANGUERA                                

                                              Centro de Educação a Distância

DISCIPLINA – TECNOLOGIAS DE GESTÃO

TITULO DA ATIVIDADE: ATPS – TECNOLOGIAS DE GESTÃO

VANESSA ALMEIDA

RA 6749372009

JORDANA ROSA

RA 6749370550

Introdução 
A primeira  etapa deste trabalho tem como objetivo mostrar as mudanças ocorridas ao longo dos anos dentro das organizações e os modelos de gestões de pessoas. 
Para alcançar esses objetivos o grupo realizou pesquisa tanto em livros da biblioteca quanto nos sites indicados pela ATPS, a leitura do contexto histórico do filme tempos modernos e a visualização do mesmo e elaborou um relatório que contém um comparativo do tratamento da organização para com seus colaboradores da época do sistema capitalismo até os dias de hoje a Moderna Gestão de Pessoas .
Foi escolhido pela dupla  a organização em que uma das integrantes trabalha, para a realização da segunda etapa, buscando informações como história da empresa ,nome, localização, segmento em que atua etc. Com objetivo de identificar a forma de gestão, recrutamento e análise de desempenho pedido nas Etapas desta ATPS.

PASSO 1
Foi  elaborado relatório comparativo entre o filme Tempos Modernos( o último filme mudo feito por Chaplin) e A Moderna Gestão de Pessoas.
Ao comparar o filme tempos modernos que retrata um sistema capitalista e a nova gestão de pessoas que é a que vivemos hoje fica clara diferença entre ambas as gestões de pessoas.
Na era dos sistemas capitalistas como o próprio filme de Chaplin mostra, os funcionários eram engolidos pelos seus líderes capitalista que achavam que seus subordinados não tinham direito de pensar e nem querer alguma coisa, nem de  ter sua opinião própria ou qualquer exigência. A relação entre organização e operário era uma relação dura onde às organizações achavam que os operários dependiam delas e não ao contrário e por sua vez os operários trabalhavam pesado para poder ter apenas o mínimo e sustentar todo o conforto e diversão da burguesia. Ao decorrer do filme pode se identificar várias cenas que são uma crítica a esse tipo de sistema, como cenas onde o gerente da organização se encontra confortavelmente em sua sala montando um quebra cabeça em quanto os operários trabalhavam a todo vapor e de uma hora para outra o líder observa eles em câmeras e exigi mais velocidade na produção, chegando até a comprar uma máquina para diminuir mais o horário que os funcionários teriam para o almoço, cenas onde Carlitos, figura principal, é um operário que trabalha em uma linha de montagem apertando parafusos, em razão da quantidade excessiva de exercícios repetitivos, Carlitos, mesmo fora de sua função industrial, continua efetuando movimentos como se estivesse apertando os parafusos na linha de montagem. 
Já na moderna gestão de pessoas a organização entende que os operários dependem delas não apenas para obter o mínimo, que seria o pão de cada dia, mais também para obter o seu sucesso pessoal, as realizações de seus próprios sonhos, entende também que ela como organização depende dos operários ou seja das pessoas para obter a produção de seus bens e serviços e efetuar um bom atendimento para com seus clientes.
Esse novo modelo de gestão entende que para a organização obter o sucesso ela deve enxerga o operário não apenas como mais uma mão de obra, e sim como uma pessoa que está ali dedicando a maior parte do seu tempo para ela, um ser que pensa que tem personalidade que possui conhecimentos e habilidades e que busca algo tanto no seu pessoal quanto no seu profissional, que pode oferecer a ela inteligência, talento, criatividade e comprometimento, ajudando ela a crescer. 

Hoje a empresa não investe só na sua estrutura para oferecer melhores produtos e serviços para seus clientes, hoje ela investe nos seus funcionários, ou melhor, dizendo em seus colaborados parceiros porque não dizer amigo da empresa. Afinal eles estando satisfeitos a produção é melhor, e atenderão melhor e proporcionarão uma maior satisfação para os seus clientes.

 

Etapa 2 Passo 2 e 3

Em relação a essa tarefa foi escolhida a loja de brinquedos BIG CENTER FESTAS.
O questionário foi aplicado ao gestor, referente à forma de recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho dos colaboradores.


1) Como é feito o recrutamento nesta empresa? Justifique sua resposta.

( ) Interno
( ) Externo
(x) Misto


No recrutamento interno esta empresa utiliza o recrutamento  através da intranet, temos um portal para os colaboradores, onde eles visualizam as vagas disponíveis, em todas as áreas da empresa, podendo se candidatar a vaga, depois ele passa por um processo seletivo, com psicólogo ,dinâmica de grupo, uma prova de conhecimentos gerais e entrevista com o gestor da vaga, sendo selecionado o gestor atual terá o prazo de um mês para dispensar o colaborador, ha sua nova função.
No recrutamento externo temos nosso site que é nossa principal forma de contratação, e aceitamos os currículos diretamente em nossas lojas, sendo selecionados para as vagas em aberto passaram pelo mesmo processo seletivo da vaga interna.

2) Esta empresa investe em treinamento para colaboradores?


R: Sim investimos em treinamento para os colaboradores desde o início de sua contratação, sendo ele extensivo nos primeiros meses, para o conhecimento de sistemas, processos, normas etc. está sendo continuado ao longo de sua carreira, e temos também cursos com diversos assuntos disponibilizados para os colaboradores.

3) Quais os incentivos e benefícios que a empresa oferece?

R: Incentivamos os estudo com bolsa de 50% para sua graduação, ou de seu filho(a), marido, participação de lucros nos resultados, fornecemos vale refeição, vale alimentação, convenio médico e odontológico, temos um programa fique ok que ajuda os colaboradores nos mais diversos assuntos, com ajuda de profissionais especializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (207.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com