TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico

Por:   •  3/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Possibilidades

Limitações

Behaviorismo

Os behaviorismo segue o modelo de (estimulo-resposta). O comportamento desse modelo é observado seguindo o estimulo dado e a resposta obtida, ocorrendo então a análise do fato. Nessa perspectiva a observação é de suma importância no contexto escolar.

Essa concepção limita-se apenas a observação comportamental. Por tanto nem todo behaviorismo pode ser diagnosticado e nem sempre pode ajudar à diferenciar o behaviorismo pelo estimulo e resposta. Deixando as de lado as questões do aluno individualmente como por exemplo consciência, inteligência, vontade, sentimentos e emoções.  

Psicanalise

Nessa concepção há uma ligação afetiva entre o aluno e o professor. Por tanto o aluno que gostar do professor será mais cooperativo e confiará mais em seu conhecimento, levando-o a aprender mais e melhor o conteúdo.  Permite também ao seu criador entrar em seu consciente e reparar algum trauma, dano e até mesmo ajudar pessoas que sofrem de doenças mentais. Por tanto o conhecimento é transmitido mais humana e menos ética.

Nessa concepção a interação do professor com o aluno é baseada em laços afetivos e no consciente individual. Porém, em casos que o aluno não possuir um afeto pelo professor terá dificuldades de aprendizagem. O mesmo se aplica ao professor, se não houver afeto mesmo inconscientemente positivo pelo aluno, terá dificuldade para ensina-lo.

Humanismo

Nessa concepção o professor possibilitará um ambiente em que o aluno sentirá vontade para manifestar seus conhecimentos, pensamentos, opiniões, emoções de forma que todos sejam iguais. Além disso têm a oportunidade de desenvolverem certas aptidões, como por exemplo se tornarem mais criativos e terem auto iniciativa.

Não há estratégias de ensino. Para isso o professor deve possessor de certos conhecimentos e aptidões, como por exemplo, ser carismático, simpático, saber ouvir, se relacionar, etc. Para criar seu próprio jeito de ensinar.        

Gestalt

Nessa concepção a percepção é levada em consideração. Dessa forma possibilita ao aluno uma interpretação, observação a partir de sua própria percepção espacial ou visual.

Com essa concepção o aluno se limitará a sua visão espacial ou visual, e perderá a capacidade de explorar outras perspectivas, deixando de ter uma visão mais ampla do todo.                                                                                                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com