TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico Philip Johson

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

CONTRIBUIÇÕES DE PHILIP JOHNSON PARA A ARQUITETURA: O MARCO DA GLASS HOUSE

Brenda Anne Abrigato Barra

Laila dos Santos Cabral

Luana Baptista

RESUMO

O presente estudo é sobre o ganhador do prêmio Pritzker de Arquitetura em 1979, Philip Johnson e destina-se a tratar brevemente de suas principais contribuições par ao ramo. Sendo assim, tem como objetivo geral: apresentar as principais contribuições de Philip Johnson para a arquitetura. E objetivos específicos: Abordar a trajetória acadêmica de Philip Johnson; além de discorrer acerca da obra mais conhecida do arquiteto: a Glass House. Para tanto, optou-se por uma metodologia bibliográfica e documental a fim de obter informações pertinentes sobre o arquiteto, bem como suas principais contribuições para a arquitetura moderna. Verifica-se que o americano é o criador de uma das obras mais emblemáticas da arquitetura moderna, a Glass House, obra arquitetônica em que viveu até seus últimos dias e que contava com uma superfície envidraçada que estabelece relações visuais diretas com outros espaços residenciais, um marco para a área.

Palavras-chave: Philip Johnson; Glass House; Arquitetura; Modernismo; Pós-modernismo.

ABSTRACT

The present study is about the winner of the Pritzker Prize for Architecture in 1979, Philip Johnson and is intended to briefly address his major contributions to the field. Thus, it has as general objective: to present the main contributions of Philip Johnson to the architecture. And specific objectives: To approach the academic trajectory of Philip Johnson; as well as discussing the architect's best known work: Glass House. For this, a bibliographical and documentary methodology was chosen in order to obtain pertinent information about the architect, as well as his main contributions to modern architecture. It turns out that the American is the creator of one of the most emblematic works of modern architecture, Glass House, an architectural work in which he lived until his last days and that had a glazed surface that establishes direct visual relations with other residential spaces, a for the area.

Keywords: Philip Johnson; Glass House; Architecture; Modernism; Postmodernism.

INTRODUÇÃO

Nascido em 1906 na em Ohio, o arquiteto Philip Johnson, é considerado um dos mais fortes nomes do ramo do século XX, ganhando destaque principalmente a partir de sua obra-prima da arquitetura moderna, a Glass House (PROTOBELLO,2017).

Em suas obras, Philip demonstra sua inspiração na arquitetura moderna do alemão Mies Van der Rohe (FARIAS, 2011), tornou-se uma das principais influências para a expansão da arquitetura moderna nos EUA, bem como para a popularização do desconstrutivismo (VIVA DECORA PRO, 2018).

Tendo em vista as contribuições de Philip Johnson para a arquitetura norte americana, o presente estudo tem como objetivo geral: apresentar as principais contribuições de Philip Johnson para a arquitetura. Para tanto, foram estipulados os seguintes objetivos específicos: Abordar a trajetória acadêmica de Philip Johnson; além de discorrer acerca da obra mais conhecida do arquiteto: a Glass House.

A escolha da temática se deu tendo como base a compreensão da importância da figura de Philip Johnson para a arquitetura moderna. Faz-se necessário, portanto, aprender sobre tal figura. Sendo assim, este estudo direciona-se, tanto para acadêmicos, quanto para profissionais da área que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos teóricos acerca da temática do transtorno bipolar, tendo em vista a necessidade de discussão do tema.

METODOLOGIA

Este estudo pode ser descrito como sendo de caráter exploratório, pois, como explica Gil (2010), proporciona maior familiaridade com o problema escolhido, além de possuir planejamento bastante flexível com as mais diversas variáveis que possam vir a aparecer sobre a temática. A escolha por este método de pesquisa se deu devido a esta permitir, por exemplo, o levantamento bibliográfico.

Para a realização deste estudo foi considerada a pesquisa bibliográfica e documental que possibilitam o levantamento dos registros disponíveis sobre a temática, utilizando categorias teóricas já trabalhadas, assim como na pesquisa documental que permite aprofundar o conhecimento sobre o tema através da busca por dados, relatórios, publicações, dentre outras informações relevantes (SEVERINO, 2007).

Desta maneira, o processo investigativo se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica que utiliza-se registros decorrentes de pesquisas anteriores, dados ou de categorias teóricas já trabalhadas por outros pesquisadores, além de uma pesquisa documental para aprofundar o conhecimento sobre o tema através da busca por dados estatísticos, relatórios, dentre outras informações relevantes (SEVERINO, 2007).

Posteriormente, a estruturação metodológica deste estudo tem como objetivo dar início a construção do trabalho escrito, sendo assim, com os materiais previamente analisados, leitura e registros já em andamento, realizou-se a análise dos dados/informações coletados com intuito de desvendar os objetivos deste estudo sob uma abordagem qualitativa das informações.

DESENVOLVIMENTO

Philip Johnson é considerado um dos percursores da arquitetura moderna norte americana foi responsável pela criação de algumas das maiores contribuições para o ramo na atualidade (STOTT, 2017).

Aos 21 anos, em 1927, concluiu seus estudos no ramo das artes pela Universidade de Harvard, e logo em seguida, em 1929, tornou-se diretor do recém-criado Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA) onde teve contato com colegas modernistas, tais como o suíço Le Corbusier. Contudo, em 1936 renunciou ao cargo com intuito de atuar junto à movimentos políticos como jornalista (FISCHMANN, 2003; PORTOBELLO, 2017).

Vale destacar que durante seu período como direto do MOMA, em 1932, foi responsável juntamente com o historiador Henry-Russel Hitchcock pela exposição: The International Style: Architecture since 1922, que marcou o pioneirismo do Museu (FISCHMANN, 2003).

Durante seu período como jornalista, atuava em coberturas da convenção nacional do partido nazista, em Nuremberg, além da invasão da Polônia durante o ano de 1939. Entretanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com