TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Avaliação pós Ocupação

Por:   •  21/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Método observacional e

Poema dos desejos

Avaliaçãopósocupação

Mathiello Alves Vivianne Rezende

Weslley Pacheco2021/2

ArquiteturaeUrbanismo

Método observacional

E

Poemados desejos

Avaliaçãopósocupação

[pic 2]

Mathiello Alves Vivianne Rezende

Weslley Pacheco Pacheco2021/2

Sumário

Definiçãodo instrumento(Método observacional)        4

DescriçãodaaplicaçãonestaAPO (áreadacantina- UNISALES)        5

Check –listAnáliseQualitativa–CantinaUnisales        6

PlantaBaixa        10

Resultadodaanálisedosdadoscoletados        11

DescriçãodaAção        11

DefiniçãodoPoemadosdesejos        12

Descriçãodaaplicação        13

Resultadodaanálisedosdadoscoletados(gráfico)        14

Considerações finais        15

Referênciabibliográfica        16

O método observacional fundamenta-se em procedimentos de naturezasensorial, como produto do processo em que se empenha o pesquisador nomundo dos fenômenos empíricos.É a busca deliberada, levada a efeito comcautela e predeterminação em contraste com as percepções do senso comum.A observação incorporada é uma contribuição dos pesquisadores quetrabalham com Avaliação Pós-Ocupação, vinculados ao grupo de pesquisaQualidade do Lugar e Paisagem (APO/Pro LUGAR) a ser incorporada aoconjunto consolidado de instrumentos e ferramentas de avaliação dedesempenhodo ambienteconstruído.

Teveorigemem2009,pelosautoresPauloAfonsoRheinantz,GiselleArteiroAzevedo,AliceBrasileiro, DenisedeAlcantrae Mônicaqueiroz.

Tem como vantagem a contribuição e a utilidade da observação incorporadapara o estudo das relações pessoa-ambiente está no reconhecimento daimportância da subjetividade na observação e da sua influência nacompreensão, por parte do observador, do processo de explicar e traduzirestasrelaçõesequeestacompreensãosebaseianopressupostodequetodorelato é o relato de uma observação ou experiência vivenciados peloobservador(Maturana(2001).

E como desvantagens tem a incapacidade de aplicação com crianças eanalfabetos, baixas taxas de retorno e altas taxas de perguntas sem respostas,impossibilidade de esclarecer dúvidas e incompreensão dos respondentes,risco da leitura previa das perguntas podendo influenciar as respostas,possibilidade de outra pessoa responder e necessidade de um universo maishomogêneode respondentes.

Observamos a cantina da faculdade Unisales nos dias 11 e 12 de agosto eidentificamos que é um espaço com grande movimentação de pessoas emvárioshoráriosao longo dodia.

A iluminação é precária no pátio na parte da noite, e há falta de lâmpadas emalgumas luminárias no centro da cantina e no pátio fica escuro mesmopossuindo refletores e iluminação ao longo dele. A cantina ficou bem iluminada,mesmocomaausência dealgumas lâmpadas.

O local possui acessibilidade, rampas, corrimões e escadas por todo pátio.Estão em bom estado de conservação e são usadas regularmente. Nãoobservamos a presença de cadeirantes no momento da análise, porém osdemais alunos utilizam as rampas e corrimões com regularidade. Não há apresençade mobiliárioadequadoparacadeirantes.

O espaço também possui extintores de incêndio e mangueira de incêndioposicionadas em áreas estratégicas pelo pátio e no entorno da cantina. Ao ladoda cantina tem uma caixa de mangueira mas que estava sem a mangueiraadequada.

Quanto a limpeza, existem lixeiras posicionadas por toda a área da cantina eosalunosemsuamaioria mantémolocallimpoeorganizado.

O ambiente dispõe de 6 caixas de som, o mobiliário da cantina possui mesascom cadeirasem bomestadodeconservaçãoenodeckbancosemesas.

O piso apresenta desgaste, trincados e relevos, está antigo e necessitando detroca. Possui faixa de acessibilidade e se encontra em bom estado deconservação.

Osbanheirosfeminino,masculinoePCDmaispróximosestavamlimpos,porémcom revestimentos bemantigosedesgastados.

Quanto ao uso do espaço, pudemos observar que as pessoas se afastam dolocal principal da cantina para usar o celular quando há ruído ou algum tipo deevento. A permanência no local é variada, algumas pessoas somente compramo lanche e voltam as salas, outros usam o espaço para interação, estudos,lazer,cultura eoutros.

O entorno é arborizado, possui quadras de esporte que são utilizadas poralunosdocursodeEducaçãofísica,criançase alunosdeoutroscursosemmomentode lazer.

InstalaçãoElétrica

Avaliação

A= Muitobom

B=Bom

C=Ruim

D = MuitoRuim

E=Crítico

Luminárias

x

Pátio

x

Cantina

x

Holofotes

x

Tomadas/interruptors

x

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

Acústica

Avaliação

A=Muito

bom

B=Bom

C=Ruim

D=Muito

Ruim

E=Crítico

Caixadesom

X

Telha

x

Ambiente

X

[pic 7]        [pic 8]

Cobertura

Avaliação

A=Muito

bom

B=Bom

C=Ruim

D=Muito

Ruim

E=Crítico

Telha

x

[pic 9]

Banheiros

Avaliação

A=Muito

bom

B=Bom

C=Ruim

D=Muito

Ruim

E=Crítico

Feminino

x

Masculino

x

PCD

x

[pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]

Proteçãocontraincêndio

Avaliação

A=Muito

bom

B=Bom

C=Ruim

D=Muito

Ruim

E=Crítico

Extintores

x

Mangueiras

x

[pic 14][pic 15][pic 16]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com