TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão

Por:   •  28/12/2022  •  Monografia  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

CONCLUSÃO.

O presente trabalho teve com seu principal objetivo a realização de um estudo com o tema “Acessibilidades nas escolas”. O foco foi à falta de mecanismos de acessibilidade para usuários de cadeira de rodas e deficientes visuais, nas escolas municipais, estaduais e particulares na cidade de Bauru, estado de São Paulo. Utilizando a NBR 9050/2015 como instrumento de referencia técnica, podemos visitar as instituições de ensino e munidos de um checklist contendo questões para avaliar a situação acessível da mesma. Os resultados encontrados possibilitaram estabelecer diretrizes para as melhorias necessárias nos ambientes escolares.

Deste modo, concluímos que os instrumentos utilizados para as avaliações foram eficazes, conseguindo analisar as necessidades dos dois grupos de pessoas. Podemos observar que apesar de toda legislação existente sobre esse aspecto, muitos ambientes ainda não estão totalmente preparados para receber os usuários, sendo que muitas vezes sua construção existe, mas não atende totalmente as normas e leis vigentes, criando ilusoriamente uma solução do problema.

Em muitos casos pesquisados, os valores são satisfeitos somente pelo acaso, porque os tamanhos encontrados se assemelham com os tamanhos necessários em outras normas, e não sendo criado aquele ambiente pensando na acessibilidade.

Nas escolas onde mantenedores se mostram mais ativos, existe um maior esforço em adequar aquele ambiente para receber o PNE, apesar de todo desamparo financeiro que existe.

Com o projeto arquitetônico final e as propostas para melhorias, podemos observar que com pequenas soluções construtivas chegamos ao resultado ideal, pensando na unificação das partes mais necessitadas e com isso, extinguindo os problemas sociais que acompanham essa parte da população durante tanto tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com